
Promover o diálogo, agir com compreensão, manter a imparcialidade e promover a mediação. Assim, alguns representantes sintetizaram a importância do papel que desempenham em sala de aula. Eles participaram do Encontro Geral de Representantes de Classe, promovido pela instituição, no último sábado (5).
O evento contou com apresentações sobre a Universidade e departamentos que podem auxiliar os representantes; a palestra “Liderança e representação de turma: desenvolvendo líderes do futuro”, com a professora mestre, psicóloga Rita de Cássia Zaher Rosa Paul; além de dinâmicas em grupo e apresentação de vídeo motivacional.
Estudante do 7º semestre de Pedagogia, Ingrid Grayce Ferreira Lemos disse que o encontro de representantes é muito importante para troca de vivências e a relação interpessoal. Segundo ela, um dos maiores desafios e, ao mesmo tempo, a importância do representante, é mediar conflitos e manter a imparcialidade para o bem do coletivo. “A representação está me ajudando a desenvolver habilidades, como confiança, mediar relações, o que tem sido fundamental. Eu gosto muito”, explicou.


Representante da turma do 3º semestre de Administração, Lorenzo Albertini Villarini também destaca a importância do evento para a integração, além de ser um espaço importante para obter mais informações. Ele disse que tem exercido um pouco o papel de líder na empresa do pai, contribuindo com ideias e na relação com os funcionários.
Do 1º semestre de Gastronomia, Guilherme Villar ressaltou a iniciativa da UNISANTOS em promover o encontro, pois é uma forma das diferentes áreas interagirem. “Apesar dos desafios de lidar com a turma toda, o nosso papel é importante”.


Estudante do 9º semestre de Direito, Júlia Nunes Brusque gostou de ter um espaço para os representantes se conhecerem e trocarem ideias. Também ressaltou que o seu papel é importante, pois é preciso ouvir as diferentes opiniões e manter o diálogo com a coordenação do curso.
Após ter desempenhado a função de vice-representante no ano passado, Beatriz Frassi de Souza foi eleita neste ano representante da turma do 5º semestre de Administração. “Nós somos a ponte entre a coordenação e a turma. É bom que a gente saiba como se portar, justamente para que a sala se sinta satisfeita com o nosso trabalho, e para que a gente consiga ter um bom relacionamento com a instituição”, disse a estudante sobre a importância do encontro.