Leopoldianum lança obras em comemoração aos 65 anos de história da UNISANTOS

leopoldianum II
Autores durante o lançamento coletivo

Como parte das comemorações pelos 65 anos de fundação da Sociedade Visconde de São Leopoldo (SVSL), mantenedora da UNISANTOS e Liceu Santista, a Editora Universitária Leopoldianum realizou, no dia 22 de setembro, o lançamento coletivo de 13 de suas publicações, resultados de pesquisas desenvolvidas por 129 autores de diferentes áreas.

Durante a apresentação das obras, o reitor, professor mestre Marcos Medina Leite, lembrou de Dom David Picão que, em 1978, enquanto bispo diocesano de Santos e presidente da SVSL, decidiu criar a Revista de Estudos e Comunicações Leopoldianum, durante as comemorações mundiais do VII Centenário de Santo Tomás de Aquino, o patrono das escolas católicas. Enfatizou a produção científica da UniSantos e a importância da sua difusão, e também citou o fato da instituição estar representada na Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), com a presidência sendo exercida pelo coordenador da editora, professor mestre Marcelo Luciano Martins Di Renzo, e na Câmara Brasileira do Livro (CBL).

Pesquisadores apresentaram as obras

A contribuição da Editora Universitária Leopoldianum na garantia de que o conhecimento científico chegue ao público foi destacada pelo coordenador, professor Marcelo Di Renzo. “Evoluímos nessa trajetória na constituição de conselho editorial, nos processos de produção, distribuição e comercialização. Evoluímos na exposição de catálogos, hoje com 160 títulos publicados, disponibilizados no Brasil e no Exterior. Evoluímos na construção de um vínculo forte com a pesquisa, o que confirma a dedicação com a causa da verdade”.

Lançamentos – Os livros lançados no evento comemorativo, são: “Imigrantes Brasileiros e a Crise em Portugal”, da professora doutora Benalva da Silva Vitorio; “Governança e Paradiplomacia Ambiental” e “Governança Global”, dos professores doutores Alcindo Gonçalves e Fernando Rei; “Pareceres”, do professor Gildo dos Santos; “Energia e Meio Ambiente”, da professora doutora Maria Luiza Machado Granziera; “Direitos Humanos e Vulnerabilidade em Juízo”,  das professoras doutoras Liliana Lyra Jubilut, Fernanda de Magalhães Dias Frinhani, e professora mestre Rachel de Oliveira Lopes; “Psicologia e Políticas Públicas: Reflexões e Experiências”, dos professores doutores Maria Izabel Calill Stamato, Marina Tucunduva Bitencourt Porto Vieira, Daisy Inocência Margarida de Lemos e Hélio Alves; “Inclusão Acadêmica”, do professor mestre Luiz Gonzaga Lourenço; “Direito do Petróleo e Gás”, dos professores doutores Alcindo Gonçalves e Gilberto Rodrigues; “Epidemiologia do Ensino Médio” e “Epidemiologia do Ensino Superior”, dos professores doutores Alfésio Luis Ferreira Braga, Luiz Alberto Amador Pereira, Lourdes Conceição Martins,  Fábio Kummrow, e professora Roseane Maria Garcia Lopes de Souza; e “Arquitetura, Ambiente e Sustentabilidade”, dos professores doutores  Ana Elena Salvi e Cesar Bargo Perez; além de “Direito fundamental a moradia do trabalhador migrante”, de Silvio Deltremelli Neto.