JUBILEUS – Bispos das dioceses de Santos, Registro e Caraguatatuba  compartilham histórias e desafios

Encontro foi organizado pelo Instituto de Teologia São José de Anchieta

Compartilhar com a comunidade acadêmica a presença da Igreja na sociedade, a sua história e os desafios frente ao mundo atual foi o objetivo do encontro das dioceses de Santos, Registro e Caraguatatuba, no último dia 4, na UNISANTOS. No ano em que elas comemoram 100, 50 e 25 anos, respectivamente, os sentimentos de comunhão, alegria e fé foram ressaltados pelos bispos de Santos, Dom Tarcísio Scaramussa, de Registro, Dom Manoel Ferreira dos Santos Júnior, e de Caraguatatuba, Dom José Carlos Chacorowski.

O encontro foi marcado pelo agradecimento a todos que fizeram parte da história das instituições, lembrando que as dioceses de Registro e Caraguatatuba foram criadas a partir da Diocese de Santos, nos anos de 1974 e 1999, respectivamente. A continuidade da missão, com foco na renovação pastoral, foi citada pelos bispos como fundamental em um ano de comemoração que inspira e motiva para novas ações.

Dom Tarcísio Scaramussa

Chanceler da UNISANTOS e presidente da Sociedade Visconde de São Leopoldo, mantenedora da instituição e do Liceu Santista, Dom Tarcísio Scaramussa iniciou a sua fala ressaltando a história da Diocese e a herança daqueles que o sucederam. Lembrou que o Papa Pio XI, quando criou a Diocese de Santos, ressaltava o processo de secularização, que já era percebido.

DESAFIOS – Frente aos desafios atuais, como as novas formas de ateísmo e o aumento dos grupos autoritários, Dom Tarcísio destacou que para o caminho missionário é preciso considerar três grandes prioridades pastorais: a catequese, a família e a juventude. Segundo ele, é preciso haver uma pastoral onde todos tenham acesso e sejam bem-vindos, e a identidade da Igreja deve ser compreendida como um espaço de fraternidade, harmonia e união.

“Este é um momento de partilha. A Diocese de Registro nasceu da Diocese de Santos. Vamos continuar a missão daquilo que é a nossa origem e agradecer a Deus, lembrando das pessoas que passaram e contribuíram com a nossa caminhada”, disse o bispo de Registro, Dom Manoel Ferreira. Ele destacou a importância da formação de missionários para disseminação do Evangelho e o trabalho de formação nas comunidades.

Dom José Carlos Chacorowski
Dom Manoel Ferreira dos Santos Júnior

Para o bispo da Diocese de Caraguatatuba, Dom José Chacorowski, a comemoração dos jubileus é uma feliz coincidência, uma vez que há 100 anos era um território único da Diocese de Santos. A data, segundo ele, motiva e promove avanços. Como os desafios são permanentes, disse que a renovação pastoral deve ser o foco. Entre as prioridades estão a formação de leigos, de novos diáconos e sacerdotes para a construção de um mundo melhor.

Participaram da mesa-redonda o reitor, professor mestre Marcos Medina Leite, e o diretor do Instituto de Teologia São José de Anchieta da UNISANTOS, padre Antonio Alberto Finotti.

Para acessar o evento na íntegra, clique AQUI.

TECNOLOGIA – Antes do início do encontro, os bispos estiveram reunidos com estudantes e docentes dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da UNISANTOS, que estão desenvolvimento um aplicativo para a Diocese de Santos. Eles apresentaram as funcionalidades e, em breve, o APP estará disponível.