INVESTIMENTOS – Universidade Católica de Santos entrega nova Clínica de Psicologia para a população

Clínica possui acessibilidade total
Cerimônia de entrega contou com a participação da comunidade acadêmica

Considerada referência na região, a Clínica de Psicologia da Universidade Católica de Santos está de casa nova e fica no Campus Dom Idílio José Soares. A solenidade de entrega ocorreu nesta quarta-feira (23) e contou com a presença de estudantes do curso de Psicologia, docentes e dirigentes da instituição. Localizada na Avenida Conselheiro Nébias, 292, possui entrada independente do conjunto de edificações do campus.

Coordenadora do curso, a professora mestre Iara Cândida Chalela Genovese ressaltou que com essa entrega o curso de Psicologia comemora mais uma conquista, que irá aprimorar ainda mais um serviço de qualidade, reconhecido pela população. Destacou que o espaço oferece várias abordagens de atendimento e que isso é um diferencial para a formação. Lembrou, ainda, que, em 2022, a instituição comemora os 50 anos de fundação do curso.

Estudantes visitaram os novos espaços e aprovaram

EXCLUSIVIDADE – Diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde, a professora mestre Flávia Henriques falou da alegria de contar com a participação dos estudantes na inauguração da nova clínica. Lembrou que o curso da UNISANTOS é o único a oferecer estágio e prática profissional em quatro áreas de atuação do psicólogo (psicologia escolar e educacional; psicologia institucional e comunitária; psicologia organizacional e do trabalho; e psicologia clínica). Da primeira turma de Psicologia, ressaltou o prazer em estar comemorando 45 anos de formada pela UNISANTOS.

Pró-reitor de Pastoral, o padre Cláudio Scherer da Silva, que também é formado em Psicologia pela UNISANTOS, realizou a benção dos espaços e disse que a nova casa deve ser um símbolo da missão da Universidade, que é cuidar das pessoas. “Os seus portões devem representar corações abertos para receber a todos que desejarem os serviços”.

Sala de atendimento para o público adulto
Sala de atendimento para o público infantil

O reitor, professor mestre Marcos Medina Leite, agradeceu a presença de todos e ressaltou o trabalho do Departamento de Administração Patrimonial, responsável por todas as intervenções no prédio da clínica. Explicou que o novo espaço está integrado ao Campus Dom Idílio José Soares, o que facilitará para todos, estudantes e docentes. Lembrou que neste cinquentenário de fundação ainda serão entregues novos espaços que contribuirão ainda mais para a formação profissional.

INFRAESTRUTURA – A Clínica de Psicologia, ligada ao curso de Psicologia da UNISANTOS, realiza atendimento gratuito de psicoterapia individual, familiar e em grupo, e focado nos pais, crianças e jovens. O espaço ainda possibilita que recém-formados em Psicologia possam atuar. Neste caso, os usuários pagam apenas uma taxa simbólica.

Com acessibilidade total, a nova clínica possui recepção (20 m²); 5 salas de atendimento (53 m²), sendo uma exclusiva para atendimento infantil; sala de coordenação e para estagiários; e bicicletário. No local atuarão 137 estudantes ao longo do ano, sob a supervisão de docentes. Funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 20h30, e, aos sábados, das 8 às 16 horas.