INVESTIMENTOS – Com a criação de novos edifícios e espaços diferenciados, Campus Dom Idílio José Soares abriga todos os cursos e torna-se o maior polo educacional

Considerando um novo modelo de educação superior, que envolve a inovação no processo formativo e novas ofertas de cursos em diferentes modalidades, a UNISANTOS investe em uma infraestrutura moderna, no Campus Dom Idílio José Soares, que inclui a construção de novas edificações que abrigarão atividades culturais e esportivas, além de atendimentos exclusivos à comunidade.

A infraestrutura permitirá a concentração de todas atividades acadêmicas, processo iniciado em 1999, quando foi projetado o Campus Dom Idílio. No sentido de potencializar o ecossistema de inovação, o projeto prevê a construção do Católica Innovation Hub, espaço destinado à expansão do Ecossistema de Inovação da UNISANTOS, ampliando a integração de estudantes, docentes e pesquisadores de todas as áreas, com os núcleos de inovação de empresas de portes e segmentos diversificados.

O novo conceito de campus, que abrigará os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Direito, dará suporte para formação dos futuros profissionais, valorizando a interprofissionalidade e a intersetorialidade, a ampliação da internacionalização, os percursos formativos opcionais, e a currricularização da pesquisa e da extensão.

COMUNIDADE – Em um novo prédio de quatro pavimentos, a comunidade será beneficiada com a ampliação dos espaços que abrigam os serviços voltados para a população, nas áreas jurídica e da saúde. Com isso novos projetos serão implantados em 2022, contemplando assim a curricularização da extensão em todos os cursos de graduação, nas modalidades presencial e em EAD.

A UNISANTOS oferece dezenas de serviços à comunidade, como a Clínica Integrada de Saúde, o atendimento farmacêutico, a Clínica de Psicologia, os ambulatórios de Enfermagem e de Nutrição, o Juizado Especial Civil, o Escritório Modelo de Assistência Judiciária, o Núcleo Especial Criminal, a Delegacia Experimental, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, entre outros.

Na área cultural também haverá investimentos, com a construção de um teatro com capacidade para mais de 500 pessoas, o que trará ainda mais benefícios para toda a população. O equipamento será mais um espaço para artistas locais, de diferentes estados e do País se apresentarem para o público da região.  A instituição tem uma trajetória consolidada no incentivo às manifestações culturais, mantendo orquestra sinfônica, corais, grupo de teatro e circuito de cinema, entre outros.

Na área esportiva, o ‘novo’ Campus Dom Idílio José Soares também contará com uma quadra poliesportiva, o que incentivará novas práticas esportivas, espaço para as equipes formadas pelos estudantes treinarem e para a realização do tradicional Torneio de Integração Universitária, que reúne veteranos e calouros, todos os anos.