INVESTIMENTOS – Entrega de novos laboratórios e espaços diferenciados marca a incorporação da Faculdade de Direito e do curso de Arquitetura ao Campus Dom Idílio

Chanceler da UNISANTOS, reitor e os diretores do Centro de Ciências Exatas, Arquitetura e Engenharia e da Faculdade de Direito durante cerimônia de descerramento das placas

A Universidade Católica de Santos investiu em uma nova infraestrutura voltada para toda a comunidade acadêmica. Nesta primeira etapa, foram entregues, hoje, 20 espaços que atenderão a um novo modelo educacional, com foco em percursos formativos que contribuem para uma formação inovadora. Presidente da Sociedade Visconde de São Leopoldo, chanceler da UNISANTOS, o bispo diocesano de Santos Dom Tarcísio Scaramussa presidiu a cerimônia de descerramento das placas para marcar a incorporação do curso de Arquitetura e Urbanismo e da Faculdade de Direito ao Campus Dom Idílio José Soares.

Dom Tarcísio enfatizou que a Universidade precisa responder à realidade que está sempre em processo de mudança, com o propósito de buscar novas respostas e novos desafios. Lembrou que a instituição deve manter-se sobre os fundamentos da identidade e das crenças e valores da educação católica. Para conferir na íntegra a fala do chanceler, clique AQUI.

Símbolos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Direito, respectivamente, letra A e o painel que retrata a ‘Casa Amarela’ também foram apresentados ao público no Campus Dom Idílio

PIONEIRISMO – O reitor, professor mestre Marcos Medina Leite, lembrou do compromisso da história da instituição, que teve início em 1951, e a sua consolidação, em 1986, quando as então faculdades católicas formaram a primeira universidade do Litoral do Estado de São Paulo. Ao ressaltar a missão de educar, ressaltou o trabalho dos funcionários das áreas de infraestrutura, biblioteca e de tecnologia, que estiveram diretamente ligados a todo planejamento e gestão dos novos espaços.

Diretora da Faculdade de Direito, a professora doutora Renata Soares Bonavides agradeceu pela acolhida e pelo trabalho de todos os funcionários, em nome da coordenadora do Departamento de Administração Patrimonial, a arquiteta Luciana Dias Silva, e da coordenadora de Bibliotecas, Maria Rita de Cássia Rebello Nastasi. Lembrou do projeto institucional de reunir todos os cursos, que surgiu em 2002 quando o Campus Dom Idílio José Soares começou a ser construído. O diretor do Centro de Ciências Exatas, Arquitetura e Engenharia, Cleber Ferrão Corrêa, lembrou dos 52 anos do curso de Arquitetura, “que se confunde com o próprio planejamento urbano da região”. Destacou a importância de uma formação interdisciplinar e a nova infraestrutura que irá contribuir ainda mais para uma formação inovadora.

Com capacidade para 200 pessoas, novo Atelier possui 459 m², com duas salas integradas de 62 m²

INFRAESTRUTURA – Voltado para formação dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo e espaço multiuso para as demais áreas, o novo Atelier possui 459 m² com duas salas integradas de 62 m² cada, tem capacidade para 200 pessoas, em um ambiente climatizado. Com piso antiderrapante, conjunto de tomadas nas paredes e piso, quadro negro do piso ao teto, iluminação em led, parede/painel para produção artística e forro acústico, o espaço torna-se referência para o desenvolvimento de projetos e demais atividades para estudos e pesquisas.

O novo Laboratório de Modelos tem 103 m², quadro negro do piso ao teto, sala de pesquisa e produção, impressora 3D, bancadas e exaustor para área de corte. O Laboratório de Artes Visuais, com 61 m², possui projetor, lousa móvel, tanque com torneiras e bancada em granito. Já no Laboratório de Conforto Ambiental, com o aparelho Heliodon, que simula a trajetória aparente do sol, em períodos extremos, no verão e no inverno, os estudantes podem realizar projetos relativos ao segmento acústico, lumínico e higrotérmico do conforto ambiental, nas escalas do edifício, do meio urbano e do planejamento urbano.

Nova biblioteca possui 496 m² para o acervo, além de salas de estudos individuais

MODERNIDADE – Uma nova biblioteca foi construída no 2º pavimento do edifício principal, com 496 m² para o acervo, além de salas de estudos individuais com acesso para pessoa com deficiência. Espaços de leitura, acesso livre a consultas e renovação do acervo de forma remota fazem parte da infraestrutura oferecida.  Na biblioteca do piso térreo, que possui 1.300 m² e mezanino com sala de leitura, também foi construído um novo espaço para obras raras, em ambiente climatizado e ar esterilizado. O acervo completo das bibliotecas chega a 248.200 exemplares de livros e periódicos impressos e 10.200 obras digitais, com acesso exclusivo a bases de dados, e e-books.

Duas novas salas de audiência totalizam 218 m²

As novas salas de audiência para área jurídica possuem, no total, 218 m². Os laboratórios de informática foram ampliados com a construção de três novos espaços. Os estudantes têm à disposição mais de 600 computadores, softwares exclusivos e impressoras 3D, entre outras. As representações estudantis (centros acadêmicos e atléticas) da Faculdade de Direito e do curso de Arquitetura e Urbanismo têm novas salas climatizadas.

No prédio administrativo foram reunidos todos os programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Educação, Direito, Psicologia e Políticas Públicas e Saúde Coletiva). Em breve, será entregue uma área de convivência. Com 379 m², soma-se as já existentes, com um novo paisagismo, bancos de descanso e iluminação exclusiva.

CONFIRA MAIS FOTOS ABAIXO