INTERNACIONAL – Turistas canadenses em cruzeiro marítimo realizam aula prática no Centro de Tecnologia e Inovação em Gastronomia e Nutrição da UNISANTOS

Canadenses, docentes e estudantes de Gastronomia na apresentação dos pratos típicos

Um cruzeiro marítimo pelo Brasil e uma experiência inesquecível na UNISANTOS. Quando embarcaram, 21 canadenses não imaginavam que participariam de uma aula prática de cozinha brasileira. Realizada na quarta-feira (17), no Centro de Tecnologia e Inovação em Gastronomia e Nutrição, o objetivo foi apresentar insumos, técnicas de preparo de alimentos e bebida. O cardápio não poderia ser outro: feijoada completa e caipirinha.

Sob o comando da coordenadora do curso de Gastronomia, a professora doutora Michele Leiko Uemura, 12 estudantes de Gastronomia também participaram como instrutores dos canadenses. A dinâmica da aula contou com conteúdo teórico, preparação dos grupos, demonstração dos preparos, execução pelos grupos e degustação.

…feijoada completa
Da caipirinha à…

Egressa do curso de Relações Internacionais da UNISANTOS e mestranda em Direito na instituição, Lauriê Caroline Tenheri foi a tradutora e interprete. Ela conta que os canadenses gostaram muito da experiência, sendo que muitos querem preparar a feijoada assim que chegarem no país de origem. Kristie Groot é um dos exemplos. Estava muito animada com a experiência. Acompanhada pelo marido Kevin Groot, disse que estava passando férias e adorou a experiência de poder cozinhar um prato típico brasileiro.

ESTUDANTES – Estudante de Gastronomia, Roberta Teotônio da Silva Boico,

Durante a degustação, aprovação total

participar do evento foi algo incrível.  “Não imaginava o quão seria especial para mim. Quando essas pessoas chegaram no laboratório foi aí que me dei conta do privilégio de estar ali. Foi um dia absurdamente maravilhoso, momentos que só a Gastronomia me proporciona”, destacou.

Para a estudante Tathiana Cromwell Quixabeira o maior desafio foi o tempo para o preparo, mas segundo ela, foi possível superar as expectativas e entregar tudo no tempo estimado. “Foi uma experiência única e que valeu muito a pena ter participado. Ficou tudo muito gostoso. Foi muito bom ter experiência com estrangeiros. Foi sensacional”, ressaltou.

PARCERIA – A iniciativa  só foi possível depois de uma visita de representantes da empresa Enodios Business Travel Support, operado de turismo receptivo, no restaurante-escola Estação Bistrô, mantido pela UNISANTOS em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos. Após contato com a coordenação do curso, eles visitaram o Centro de Tecnologia e Inovação em Gastronomia e Nutrição da UNISANTOS e ficaram impressionados pela infraestrutura. Após um diálogo, surgiu a ideia de promover a aula para os canadenses.