INTERNACIONAL – Professor da Universidade Nacional de Misiones, na Argentina, faz visita técnica na UNISANTOS

Os professores Ricardo Galvanese, Guadalupe Motta, Cesar Bargo, Paulo Börnsen , Maria de Fátima e Agustín Vellarreal

Da Universidad Nacional de Misiones (UNaM) e do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) da Argentina, o professor doutor Agustín Vellarreal esteve, na terça-feira (19), em visita técnica na UNISANTOS. O encontro com representantes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) teve o objetivo de avaliar as ações promovidas por conta do convênio de cooperação entre a UNISANTOS e a UNaM. Por conta da parceria, entre 1 e 15 de dezembro foi realizado o Seminário de Pós-Graduação Herramientas teóricas metodológicas para el campo educativo y la formación docente a partir de Pierre Bourdieu.

O professor Agustín Vellarreal foi recebido pela professora doutora Maria de Fátima Barbosa Abdalla, líder do Grupo de Pesquisa/CNPq “Instituições de Ensino: políticas e práticas pedagógicas” do PPGE UNISANTOS; pelo professor mestre Paulo Roberto Börnsen Vibiam, diretor do Centro de Ciência da Educação e Comunicação; pelo professor doutor Cesar Bargo Perez, coordenador da Assessoria de Relações Institucionais; e dos docentes do PPGE, professores doutores Guadalupe Corrêa Mota e Ricardo Costa Galvanese.

Professores Augustín Vellarreal e Maria de Fátima Abdalla organizaram o seminário de Pós-Graduação

SEMINÁRIO – Segundo a professora Maria de Fátima Abdalla, o seminário, que ocorreu de forma híbrida, foi importante para “promover um olhar sobre as categorias de análise de Pierre Bourdieu, de modo a analisar e debater as diferentes perspectivas e procedimentos teórico-metodológicos que se utilizam na atualidade, nas investigações sobre a teoria da prática e a teoria do campo”.

Para o professor Augustín Vellarreal, o seminário “contribuiu para uma visão interdisciplinar, e muito concreta, sobre o pensamento de Bourdieu, sobretudo, para este tempo histórico em que as relações de poder estão sendo testadas em níveis, talvez, nunca experimentados. Veja, por exemplo, a questão da Argentina com este novo governo de extrema-direita. Penso que, como movimentos sociais estamos organizados, para enfrentar os extremismos. Mas não sabemos, de fato, o que vamos enfrentar”.

PÓS-DOUTORADO – Sob orientação da professora Maria de Fátima, o professor Augustín está finalizando o pós-doutoramento no PPGE UNISANTOS. Também é professor colaborador do Grupo de Pesquisa “Instituições de Ensino: políticas e práticas pedagógicas”.

Fotos: divulgação.