INTERNACIONAL – Pesquisadores do Grupo Direito e Política Espacial da UNISANTOS são nomeados membros do IISL

Integrantes do IISL durante reunião mensal do Grupo de Pesquisa de Direito e Política Espacial da UNISANTOS

Cinco integrantes do Grupo de Pesquisa em Direito e Política Espacial da UNISANTOS foram eleitos, na última semana, membros do International Institute of Space Law – IISL, principal organização não-governamental internacional da área. Estudante do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito e Política Espacial da UNISANTOS (inédito no Brasil), egressa da Faculdade de Direito e mestre em Direito Internacional pela UNISANTOS, Suyan Cristina Malhadas foi eleita como membro efetivo do IISL, o que representa um reconhecimento à contribuição oferecida para o desenvolvimento do direito espacial.

Já na posição de membro prospectivo, que é destinada à jovens profissionais e estudantes interessados no direito espacial por um período probatório de dois anos, foram nomeados: Marina Stephanie Ramos Huidobro (Egressa da Faculdade de Direito e Mestre em Direito Internacional pela UNISANTOS), Thaís Zandoná (aluna da Pós-Graduação Lato Sensu em Direito e Política Espacial da UNISANTOS), Marina Lima (aluna da Pós-Graduação Lato Sensu em Direito e Política Espacial da UNISANTOS) e Rodrigo Vesule Fernandes.

Eles juntam-se aos docentes da UNISANTOS, Olavo de Oliveira Bittencourt Neto e Ian Grosner, e aos integrantes do Grupo de Pesquisa em Direito e Política Espacial da UNISANTOS Márcia Alvarenga (Doutora em Direito Internacional pela UNISANTOS) e Vinicius Aloia como representantes da Universidade que são membros do IISL.

IISL – Fundada em 1960, com sede em Paris, França, o International Institute of Space Law tem por objetivo apoiar o desenvolvimento do Direito Espacial em todo o globo. Trata-se de uma associação global de direito espacial como membro individuais e institucionais de quase 50 países. O professor doutor Olavo de Oliveira Bittencourt Neto, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da UNISANTOS, é membro desde 2011 e está na diretoria da instituição. O procurador federal Ian Grosner, que é professor visitante do curso e membro do Grupo de Pesquisa em Direito e Política Espacial da UNISANTOS, também é membro efetivo.

GEGSLA – Suyan Cristina Malhadas também é membro do Global Expert Group for Sustainable Lunar Activities (GEGSLA) desde novembro de 2021. O grupo é composto por 38 experts, de diferentes nações, que representam governos, a indústria espacial, a academia e a sociedade civil. O objetivo é desenvolver a governança global para que a exploração da Lua, que está prestes a ocorrer, seja conduzida de maneira cooperativa, pacífica e sustentável. Além de Suyan, o único outro representante brasileiro é Ademir Xavier, da Agência Espacial Brasileira.