INTERNACIONAL – Mais de 60 estudantes do Ensino Médio das escolas conveniadas iniciam atividades do Modelo das Nações Unidas

Participantes conheceram os temas que serão debatidos nesta edição do Modelo das Nações Unidas

A crise humanitária na Venezuela e o combate à lavagem de dinheiro no âmbito internacional serão discutidas por mais de 60 estudantes das escolas de Ensino Médio conveniadas com a UNISANTOS. Eles fazem parte do Modelo das Nações Unidas (MONU), criado pela instituição com o objetivo de proporcionar a vivência na prática da simulação de discussões que ocorrem em uma das mais importantes organizações do mundo, a ONU.

Docentes apresentaram detalhes do projeto aos estudantes

Durante a abertura do MONU, a diretora do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci), professora doutora Adriana Florentino de Souza deu as boas-vindas, apresentou os projetos voltados para o ensino médio e destacou a importância da atividade que auxilia o estudante no desenvolvimento de sua capacidade de linguagem e oratória.

O MONU é desenvolvido por meio do Ipeci, do Comitê Institucional de Iniciação Científica (COIC) e Laboratório de Relações Internacionais (LARI). Os responsáveis pelas atividades de preparação dos jovens para simulação da assembleia da ONU, que acontecem até o dia 25 de maio, são os professores doutores Daniel Rei Coronato e Natália Noschese Firgermann, e a professora mestre Melissa Mendes Caputo Vicente.

Beatriz Vidal

As atividades também contam com a participação de estudantes dos cursos de Relações Internacionais, História, Jornalismo e Relações Públicas, e apoio das agências experimentais de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda.

Vitor Cirino

EXPECTATIVA – Para Beatriz Rodrigues Gomes Vidal, de 16 anos, da Escola Verde que Te quero Verde, a atividade é importante por conta das discussões atuais que envolvem diferentes países. “Será muito legal discutir com jovens de diferentes escolas sobre questões relacionadas à política internacional, principalmente pelo momento de polarização que vivemos na atualidade”.

Kethleen Rosa

Do colégio COC Novomundo, Vitor Gimenez Cirino, de 16 anos, está em busca de novos conhecimentos para confirmar a sua opção de curso. “Acredito que o Modelo das Organizações das Nações Unidas irá me ajudar a conhecer mais sobre a área de Relações Internacionais que é uma das minhas opções de curso”.

Larissa Lima

Para Kethleen Eduarda De Oliveira Rosa, de 16 anos, da Escola Estadual Martim Afonso, as atividades serão importantes para o desenvolvimento de técnicas de diálogo e oratória, o que, segundo ela, serão essenciais no mercado de trabalho.

“Essa iniciativa da UNISANTOS faz com que todos os participantes conheçam novos assuntos e tenham uma nova visão no futuro”, disse Larissa Gonçalves Nogueira Lima, de 17 anos, da Escola Estadual Marques de São Vicente.