INTERNACIONAL – Estudantes participam do Programa de Mobilidade Acadêmica em universidades da Europa

Universitários vivem expectativa do intercâmbio em instituições de educação superior da Espanha e de Portugal

Mais 10 estudantes integram o Programa de Mobilidade Acadêmica da UNISANTOS. Eles embarcam para diferentes países para um período de intercâmbio de, no mínimo, seis meses, em instituições de educação superior na Espanha e Portugal. Ontem (24), o grupo, acompanhado pelos pais e responsáveis, participou de um workshop para esclarecer dúvidas sobre questões relacionadas à viagem e período de permanência no exterior. No ano passado, 51 estudantes participaram do intercâmbio, sendo que alguns irão permanecer neste próximo semestre para cumprir créditos internacionais adicionais.

Professor doutor Cesar Bargo Perez fala durante workshop

Enriquecer o currículo, conhecer pessoas de diferentes nacionalidades e vivenciar a cultura do continente europeu são as expectativas do grupo, formado por estudantes de Ciências Biológicas,  Direito, Enfermagem, História, Letras, Psicologia, Relações Internacionais. O Programa de Mobilidade Acadêmica tem duração de seis meses, com oportunidade de extensão para um ano. Durante este período, os discentes vão cursar disciplinas nas suas áreas de estudo, sendo que posteriormente elas serão validadas, de acordo com a equivalência de cada curso.

Nesta edição, as instituições escolhidas pelos intercambistas universitários da UNISANTOS foram: Universidad de Jáen e Universidad de Cádiz, na Espanha. Em Portugal, estarão na Universidade de Coimbra e Universidade do Porto.

Jéssica de Oliveira

EXPECTATIVA- Do 5º semestre de História, a estudante Jessica Rocha de Oliveira optou pela Universidade do Porto, em Portugal. Como futura historiadora, ela destacou que será uma experiencia muito enriquecedora, pois irá conhecer várias culturas, pensamentos, autores e teorias diferentes. “É uma referência em História. Já tinha pesquisado por ela antes. Depois que descobri a possibilidade de fazer a mobilidade acadêmica, pensei que poderia ser muito bom ir para lá”, concluiu.

Marina Figueiredo

A estudante do 5º semestre de Enfermagem, Marina Dias Figueiredo, acredita que o intercambio na Universidad de Jáen , na Espanha, irá enriquecer o seu currículo não só com as disciplinas, mas também com o idioma e a nova cultura. “O convênio é muito importante para o aluno, pois é uma forma de levar o nome da UNISANTOS e trazer sugestões, além de compartilhar com outros estudantes a experiência de ter vivenciado outra cultura e valores”, destacou.

Maria Eduarda Addario

EMOÇÃO – Do 5º semestre do curso de Letras, Maria Eduarda de Jesus Tambasco Addario conta que ficou na dúvida de onde faria o intercâmbio, e que escolheu a universidade de Coimbra, em Portugal, por intuição. “Quando eu contei para a minha mãe ela começou a chorar e me disse que era o sonho do meu pai. Que antes dele falecer, disse a ela que queria que eu estudasse lá porque quando era criança os pais queriam isso para ele. Foi tipo uma coisa do destino mesmo”, descreveu.

Pedro Henrique Baçal

O estudante do 5º semestre de História, Pedro Henrique Fernandes Baçal, disse que a escolha pela Universidade do Porto foi pensada pela sua qualidade. Ansioso para embarcar nessa nova experiência, o estudante falou das suas expectativas. “Eu espero poder conhecer muitos lugares, pessoas, e a cultura de Portugal. Vou poder me dedicar mais no meu TCC que tem a ver com a temática histórica de Portugal. Lá, terei muito tempo de estudar”, concluiu.

TOP ESPANHA – Do 7º semestre do curso de Ciências Biológicas, Arthur Pérez Aguiar foi o grande vencedor do processo seletivo para o Programa Top Espanha Santander Universidade 2019. Ele concorreu com mais de 100 alunos de diferentes cursos da UNISANTOS e foi premiado com um curso de língua e cultura espanhola, na Universidade de Salamanca, na Espanha. Saiba mais, clique AQUI.

Em sua 11º edição, o Workshop de Mobilidade Acadêmica é realizado pela Assessoria de Relações Institucionais, responsável pelos convênios, sob a coordenação do professor doutor Cesar Bargo Perez.