INTERNACIONAL – Estudantes do curso de Direito participam de simulação do Conselho de Segurança da ONU para discutir a crise humanitária no Afeganistão

Mãe e filhos em campo de deslocados em Kandahar, no sul do Afeganistão

Estudantes do 8º semestre do curso de Direito da UNISANTOS, Bruno Cantino, Alexia Galindo Machado de Lima, Joyce Freitas da Silva, Silvio Matias Marques e Priscilla Cardoso Mijares participam da IV Simulação Interfaculdades – Conselho de Segurança da ONU, para discutir a “CRISE HUMANITÁRIA NO AFEGANISTÃO”.

Representando a Irlanda, eles estudam como o país se posiciona em relação à tomada de poder pelo grupo religioso islâmico radical Talibã, no Afeganistão, após a saída das tropas americanas, em agosto. A ação resultou em uma onda migratória de cidadãos fugindo do país. Essa situação será discutida com estudantes de outras instituições  no evento que ocorrerá no dia 28 de outubro.

Sob a coordenação/orientação dos professores doutores Edson Ricardo Saleme e Gabriela Soldano Garcez, os acadêmicos da UNISANTOS participam da Simulação com estudantes da PUC/SP, PUC/PR, Universidade São Francisco, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (Erechim/RS), Fundação Santo André, Unicuritiba, Uniesp e UNIP. Essas instituições representam o Vietnã, Tunísia, São Vicente e Granadinas, Noruega, Nigéria, México, Quênia, Índia, Estônia, Rússia, Reino Unido, França, Estados Unidos e China.

Alexia Galindo de Lima
Silvio Matias Marques

EXPERIÊNCIA – Alexia Galindo diz que essa será a sua primeira experiência em uma atividade como esta e que sempre teve interesse pela área do Direito Internacional. Ressalta, ainda, que os professores sempre estimulam os estudantes do curso para realização de atividades extracurriculares. “Quando um professor é excelente, como o caso da professora Gabriela Soldano, apenas um convite basta, pois ela nos estimula a procurar, pesquisar e aprender mais em todas as aulas. O aceite ao Simulado nada mais foi do que uma consequência de um trabalho de docência maravilhoso ministrado pela professora”.

Sobre a preparação, Alexia explica que o grupo está pesquisando como as relações internacionais entre a Irlanda e o Afeganistão se deram no passado para compreender as diretrizes de política externa que esse possa ter diante a situação do Afeganistão. “Aliado a isso, muita pesquisa de como a política irlandesa tratou, nos últimos anos, assuntos como direitos humanos e o seu posicionamento”. Sobre a experiência de participar do Simulado, ela conta que “é uma oportunidade única de desenvolver o raciocínio lógico e político voltado para direito internacional. Além de toda a oportunidade de se desenvolver na pesquisa, e na preparação, para esse ramo do direito, possuímos a experiência de sentir ‘um gostinho’ de como é uma reunião do Conselho de Segurança da ONU”.

CONHECIMENTO – Motivado pelo professor Edson Saleme, Silvio Marques também participará de um Simulado pela primeira vez. Ele destaca que a preparação está sendo muito importante, pois o grupo tem a oportunidade de conhecer e analisar melhor o posicionamento da Irlanda no âmbito internacional e a sua visão de crise em relação ao Afeganistão. “Esta atividade será bem importante para a formação acadêmica, principalmente na área de Direito Internacional. É uma experiência única que irá contribuir para o conhecimento dos mecanismos internacionais, bem como enriquecer as habilidades de todo o grupo”, ressalta.