INTERNACIONAL – Doutorando em Educação apresenta trabalhos em Portugal e realiza curso na Irlanda

Roberto Araújo durante participação do primeiro evento em Portugal

Do curso de Doutorado em Educação da UNISANTOS, Roberto Araújo da Silva realiza uma maratona de atividades acadêmicas e de pesquisa, em Portugal e na Irlanda. Hoje (31), ele participou do I Congresso Internacional Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania Global, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, e apresentou a comunicação “Função Social da Universidade na pós-modernidade: como reconfigurar práticas pedagógicas contemporâneas?”.

Apresentando e discutindo desdobramentos do seu projeto de pesquisa de doutoramento,  que tem orientação da professora doutora Maria Amélia do Rosário Santoro Franco, ele também irá participar do IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores, entre 3 e 5 de junho, na Universidade de Lisboa. Neste período, realiza atividades de pesquisa com o professor doutor António Neves Duarte Teodoro, diretor do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, da Universidade Lusófona, cofundador do Instituto Paulo Freire, de Portugal, e coordenador da Rede Ibero-Americana de Investigação em Políticas de Educação.

Após esse período, Roberto Araújo realiza curso, que reúne 20 estudantes de 16 países, sobre currículo e políticas educacionais, na Maynooth University, em Dublin, na Irlanda. Na sequência, retorna a Portugal para participar do II Seminário Internacional de Currículo, Avaliação e Tecnologias Educativas, e apresenta trabalho sobe políticas de avaliação no Brasil e a flexibilização que surgiu com a Educação a Distância.