INTERNACIONAL – Doutoranda em Direito é a única brasileira em pesquisa no Programa ONU Meio Ambiente

Débora Galvão

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Ambiental Internacional da UNISANTOS, Débora Gomes Galvão foi a única brasileira a integrar a equipe de pesquisadores voluntários que desenvolveram o estudo “Análise da Igualdade de Gênero e Desenvolvimento Ambiental Sustentável na América Latina e no Caribe” para o Programa ONU Meio Ambiente, da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Formada por oito integrantes de diferentes nacionalidades (Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Espanha, França, Israel e Nicarágua), a equipe foi selecionada, em novembro de 2018, após a análise do currículo de dezenas de candidatos. Após a seleção, os pesquisadores foram indicados para trabalhar em diferentes tópicos de pesquisa.

 

Em razão da afinidade com o tema de sua pesquisa de doutorado, que é sobre Paradiplomacia Ambiental, Agenda 2030 e um Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Estado do Piauí, orientada pelo professor doutor Fernando Cardozo Fernandes Rei, Débora foi responsável pelo tópico de igualdade de gênero, que é um dos objetivos do desenvolvimento sustentável.

 

Cada pesquisador desenvolveu seu tópico individualmente, mas por meio de videoconferências, troca de e-mails e compartilhamento de documentos pela web, eles trocaram ideias e formataram o documento final, já aprovado pela organização da ONU, que será publicado em julho e apresentado aos ministros de meio ambiente.

 

EXPERIÊNCIA – Integrante do grupo de pesquisa “Governança Global e Regimes Internacionais” da UNISANTOS, Débora diz que a experiência foi bastante proveitosa e revelou ter ficado contente com o resultado. “Foi muito enriquecedor para mim enquanto pessoa e como pesquisadora. Além de fornecer o certificado, a organização me avaliou com cinco estrelas e informou que serei incluída nominalmente na pesquisa”, revelou.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!