INTERNACIONAL – Docente da UNISANTOS tem artigos publicados em revistas científicas portuguesas

Professora Benalva Vitória

Docente dos cursos de Jornalismo, Enfermagem, Nutrição e Relações Internacionais, e coordenadora do curso de Extensão para Terceira Idade da UNISANTOS, a professora doutora Benalva da Silva Vitorio teve os artigos “Lusofonia no Cinema” e ” Afrodescendentes no Ritual das Palavras e no Silêncio” publicados em revistas científicas de Portugal.

Publicado na Revista Lusófona de Estudos Culturais, da Universidade do Minho, de Braga, o artigo “Lusofonia no Cinema” teve como intuito proporcionar uma reflexão a respeito das migrações e lusofonia através do mundo do cinema. Com apoio metodológico da Autoetnografia e da Análise de Discurso da Escola Francesa, a docente também apresenta o caminho dos processos de identidade e alteridade dos imigrantes.

Já o artigo “Afrodescendentes no Ritual das Palavras e no Silêncio” foi publicado na edição temática “Afrodescendentes em Portugal”, da Revista Migrações, do Observatório das Migrações. Com o objetivo de colaborar com o debate a respeito dos afrodescendentes em Portugal, a pesquisadora, por meio da etnográfica, destacou suas experiências e de outros afrodescendentes para mostrar que através das habilidades é possível romper barreiras da invisibilidade.