INTERNACIONAL – Crise dos mísseis de Cuba é tema de mais uma edição do Modelo de Simulação das Nações Unidas (MONU), que integra o Programa de Educação Científica

Estudantes e docentes organizadores do MONU

A crise dos mísseis de Cuba, de 1962, foi o tema da simulação do Conselho de Segurança da ONU, em mais uma edição do Modelo de Simulação das Nações Unidas (MONU), atividade do Programa de Educação Científica da UNISANTOS. Com a participação de 40 estudantes do ensino médio das escolas conveniadas e da Escola Estadual Antonio Abblas Filho, por conta de uma parceria inédita entre a UNISANTOS, o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) e a Diretoria de Ensino Região de Santos, o evento ocorreu no sábado (19), no Campus Dom Idílio José Soares.

Os estudantes representaram as delegações dos seguintes países: Chile, Cuba, França, Turquia, União Soviética, República Federal da Alemanha (capitalista), Reino Unido, Estados Unidos, Gana, Venezuela, Japão, Brasil, México, China, Coréia do Sul, Egito e Índia. Durante a dinâmica, eles votaram dois documentos de resolução em relação ao conflito. O primeiro, liderado pela China, foi vetado pelo Reino Unido. O segundo, liderado pelos Estados Unidos, foi vetado pela União Soviética.

Daniel Coronato, Paula Quagliato, Natália Fingermann, Rodney Hernández, Irene Gala e Melissa Vicente

AUTORIDADES – A atividade foi prestigiada pela subchefe do Escritório de Representação do Itamaraty em São Paulo (ERESP) e idealizadora do Projeto Modelo das Nações Unidas no Ensino Médio (MONUEM), a embaixadora Irene Vida Gala; pelo cônsul geral do Panamá em Santos, Rodney Emmanuel Moreno Hernández; a coordenadora de Assuntos Internacionais da Prefeitura de Santos, Paula Guagliato; a diretora da escola Ablas Filho, Rosana Cristina Camargo de Jesus; docentes; e pais dos estudantes.

ESCOLAS – Das escolas parceiras, participaram os estudantes da Escola Estadual Reynaldo Küntz Busch, da ETEC Aristóteles Ferreira, do Colégio Passionista São Gabriel, da Escola Estadual Martim Afonso, e do Colégio Passionista Santa Maria.

Diretora Rosana Cristina, da Escola Ablas Filho, saudou a todos

PREMIADOS – Foram premiados cinco estudantes em três categorias: melhor caracterização (Índia) – Giovana de Oliveira Batista; melhor análise de política externa (Cuba) – Ana Carolina Rodrigues de Reis e Marcus Vinícius Oliveira de Carvalho; melhor documento de posição oficial (Brasil) – Giovanna Simões Silva e Mariana Ferreira Theodoro.

Marcus Vinícius

“Participar da eletiva Monu foi incrível. Aprendi sobre história, sobre a ONU. Foi incrível, mas a melhor sensação foi durante a simulação. Defender uma delegação de um país é incrível. Agradeço demais a todos da UNISANTOS e da minha escola por promoverem esse momento”, disse Marcus Vinícius Oliveira de Carvalho, da escola Ablas Filho.

ORGANIZADORES – O Modelo de Simulação das Nações Unidas (MONU) é organizado pelos professores doutores Daniel Rei Coronato e Natália Noschese Fingermann, do curso de Relações Internacionais, e a professora mestre Melissa Mendes Caputo Vicente, do curso de História.

*CRÉDITO FOTOS: Divulgação/MONU