INOVAÇÃO – Projeto de estudantes do curso de Engenharia Mecânica atrai investidores na Campus Party 2019

Estudantes de Engenharia Mecânica, Gabriel Suzano e Gustavo de Jesus criaram o protótipo

Desligar aparelhos conectados à rede elétrica com um simples toque e sem precisar se locomover. Esse é o objetivo do projeto “Concentrador de Controle”, desenvolvido pelos estudantes Gabriel Teodoro Suzano e Gustavo Ferreira de Jesus, do 1º semestre de Engenharia Mecânica da UNISANTOS, e Guilherme Carvalho dos Santos. Desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso na ETEC Aristóteles Ferreira, no ano passado, ele foi apresentado pelo grupo, no mês de fevereiro, na Campus Party, em São Paulo, e atraiu a atenção de investidores de sete empresas da área de tecnologia. O resultado foi um convite para a participação de uma feira de startups que acontece no Rio de Janeiro, em 2020.

Tendo como intuito facilitar a vida de idosos e pessoas portadoras de deficiência de locomoção, o projeto nasceu a partir de pesquisas na internet. Ele consiste numa central de sensoriamento da superfície, fazendo com que os usuários do produto consigam desligar aparelhos de uma rede elétrica por meio do contato na superfície mais próxima.

De acordo com Gustavo de Jesus, uma das metas para o projeto, a partir deste ano, é transformar o circuito em SMD (Surface Mounting Devices), fazendo com que ele deixe de ser um protótipo e torne-se um produto. O estudante ainda acredita que com a infraestrutura oferecida pela UNISANTOS e o auxílio dos docentes-pesquisadores, o Concentrador de Controle poderá evoluir bastante. “Pela estrutura de laboratórios que eu vejo aqui e com a ajuda dos professores, penso que o projeto poderá avançar ainda mais”, finalizou.

CAMPUS PARTY – Na Campus Party, os criadores do Concentrador de Controle trocaram experiências com profissionais e demonstraram ao público o protótipo. Foi a partir desses diálogos que os investidores de sete empresas dos segmentos de marketing, desenvolvimento de hardware, tecnologia e aceleradoras de startups demonstraram interesse pelo protótipo. Além disso, o grupo foi convidado por um dos investidores para participar da feira de startups Inovacity, que compõem o calendário de atividades do Congresso Mundial de Arquitetura, que será realizado na capital fluminense.

MELHORES TCCs – O projeto “Concentrador de Controle” foi considerado o Melhor Trabalho de Conclusão de Curso, de 2018, da ETEC Aristóteles Ferreira. Em evento realizado pela UNISANTOS, no mês de dezembro de 2018, 50 estudantes da ETEC Aristóteles Ferreira apresentaram seus trabalhos, que foram avaliados por docentes e pesquisadores da Universidade. Os integrantes do grupo vencedor foram contemplados com uma bolsa de estudos integral.