INOVAÇÃO – Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população, estudantes do curso de Farmácia criam e apresentam medicamentos e cosméticos de baixo custo

Estudantes durante apresentação dos produtos

Eles estudaram e colocaram em prática todo o aprendizado para a criação de medicamentos e cosméticos. Durante um ano, os estudantes do último ano do curso de Farmácia vivenciaram todas as etapas para o desenvolvimento de produtos inéditos voltados para o mercado. No dia 30 de novembro, eles apresentaram na UNISANTOS as soluções, de baixo custo, que prometem melhorar a qualidade de vida e autoestima.

Turma de 2023 comemora o sucesso nas criações

Melhorar a autoestima, minimizar efeitos colaterais no uso de medicamentos e utilizar ativos extraídos da natureza estavam entre os objetivos para o desenvolvimento dos produtos. Todo o processo só foi possível por conta da infraestrutura laboratorial da UNISANTOS, da concepção de um projeto interdisciplinar e do conhecimento dos seguintes docentes: professora mestre Claudia Alves Vieira Mulero, das disciplinas Cosmetologia e Farmacotécnica Industrial; professora mestre Carla Lanza Belmonte, da disciplina Farmácia Clínica; professora mestre Silvana Rocha, da disciplina Controle de qualidade microbiológico; professor doutor Paulo Angelo Lorandi, da disciplina Deontologia e Bioética; e do professor doutor Hirochi Yamamura, da disciplina Controle de qualidade Físico Químico.

Estética feminina inspira criação do Vagiskin

PRODUTOS – Criado pelas estudantes Beatriz Akemi Lima Taniguchi, Beatriz de Oliveira Ferreira, Carolina de Jesus Gomes Gamito, Cristina Lima Santos, Gabriela Stéfany Lima Dias, Isabella Beatriz Pires Cordeiro e Raquel Lima de Albuquerque, o Vagiskin foi concebido a partir da problematização da estética feminina e de como as mulheres buscam se sentirem confortáveis. O sérum criado para a região íntima aprimora o que existe no mercado porque auxilia no clareamento, hidratação e redensificação. Ele contém ácido hialurônico, ácido kójico, niacinamida, óleo de rosa mosqueta, óleo de semente de uva e óleo de coco.

Produto surge a partir da iniciação científica

Com o objetivo de tratar doenças fúngicas oportunistas em pessoas que apresentam imunodepressão, os estudantes Gabriel Rodrigues de Carvalho, Ireno Donizete Garcia Júnior, Lucas Macedo da Silva, Thaiane Domingos dos Santos, Thayná Teixeira dos Santos e Vítor Rodrigues Caetano desenvolveram o Calixtec®, um antifúngico para tratar doenças oportunistas em pessoas que apresentam imunodepressão. A ideia surgiu do projeto de iniciação científica Thaine Santos, que foi inclusive premiado em mostra de pesquisa. Orientada nesta fase pelo professor doutor Antonio José Calixto de Souza, ela conta que o nome do produto é uma homenagem ao docente que incentivou a pesquisa.  A nova proposta foi desenvolvida a partir da molécula do Fluconazol por dimerização (junção de duas moléculas formando uma só), utilizando o Ácido Succínico.

Suplemento alimentar em goma de morango

Com foco em pessoas com baixa imunidade, o GummyPro é um suplemento alimentar em forma de goma de morango, pensando na adesão ao tratamento. Desenvolvido pelos estudantes Bruno Avelino dos Santos, Cecília Albuquerque Pinheiro Barbosa, Flávia Rodrigues Mota, Giovana Pepicelli Aires e Maria Eduarda Cabral, tem como foco a saúde intestinal e a saúde imunológica.

Dermaçu tem cupuaçu e chá verde

ATIVOS DA NATUREZA – Desenvolvido com manteiga de cupuaçu e chá verde, e enriquecido com aveia, pantenol, vitamina C e tocoferol, o Dermaçu é um sérum que auxilia no alívio das assaduras. A criação dos estudantes Ana Maria Henrique de Pontes, Gabriela Pestana da Cruz, Maria Mônica Cesar, Matheus Del Caro Pacheco e Rayane Suellen Bezerra focou em um produto que possui uma excelente absorção na pele e com um custo baixo.

Criação em shampoo, condicionador e tônico

Com a criação de uma linha de produtos (shampoo, condicionador e tônico capilar), as estudantes Alanis Lima de Oliveira, Daiane Soares Martins, Luma Martins da Silva, Natalya Vicente Chiarella e Thais Cavalcante de Vasconcelos inovaram no tratamento da psoríase do couro cabeludo, uma condição inflamatória crônica da pele. O Psocare by Scalpy surgiu após a reclamação de uma das componentes do grupo, que tem psoríase, sobre o ressecamento causado pelos produtos existentes no mercado. Com aloe vera, alecrim, jaborandi, lavanda, melaleuca e menta, os produtos têm foco na manutenção estética, na qualidade e baixo custo.

Foliculoff tem ação anti-inflamatória

Ideal para ser usado antes e após a depilação, o Foliculoff (sabonete líquido e sérum) foi desenvolvido pelas estudantes Giovana Roque Alves de Jesus, Graziela Lisboa Gonzaga, Mel Luiz e Macedo Silva e Raquel Luiza Ambrósio de Almeida. Com ação antibacteriana, anti-inflamatória e antioxidante, os produtos contêm extrato de romã e extrato de hibisco nas composições.

Professoras Cláudia Mulero e Carla Belmonte

INEDITISMO  Para a professora Cláudia Mulero o trabalho integrado é muito rico porque o estudante vivencia todos os processos, que têm início com a ideia e, em seguida, a criação de uma fórmula. “É como se eles estivem em uma indústria porque eles vivenciam todas as etapas desde a pesquisa, desenvolvimento do produto, os estudos sobre o público, sobre o mercado, além da viabilidade, entre outros”.

Coordenadora do curso e docente que participa do projeto, a professora Carla Belmonte ressalta que o projeto envolve ensino, pesquisa e extensão, na criação de um produto, o que é inovador. “Nós não temos outras instituições que façam algo semelhante, talvez porque não possuam a infraestrutura e um corpo docente tão bem qualificado como a UNISANTOS. Os trabalhos vão além. No ano passado levamos dois projetos para a Incubadora de Santos”.