INOVAÇÃO – Estudantes de Nutrição apresentam os resultados de suas criações alimentícias destinadas para o tratamento de algumas patologias

Estudantes e docentes durante a apresentação dos produtos inovadores

Colocando em prática todo o aprendizado ao longo do ano em diferentes disciplinas, os estudantes do 6º semestre do curso de Nutrição da UNISANTOS apresentaram, na manhã de hoje (22), os resultados das criações dos seus respectivos produtos alimentícios. Fruto de um trabalho interdisciplinar que envolve as disciplinas de Marketing Nutricional, Nutrição Social e Dietoterapia, as criações têm como objetivo auxiliar e promover opções saudáveis para o tratamento de diferentes patologias.

Grupo criou bebida para crianças com espectro autista

Orientados pelas professoras doutoras Rosângela Bampa Schattan (Marketing Nutricional), Renata Doratioto Albano (Nutrição Social) e pela professora mestre Fabiana Sanches de Mota (Dietoterapia), os futuros nutricionistas apresentaram as seguintes criações: bebida de extrato vegetal com probiótico e cacau para crianças com espectro autista (TEA); tortinha para o auxílio no controle de crises de epilepsia infantil; muffin de yacon, aveia e biomassa de banana verde destinado à escolares diabéticos; quiche funcional de soja recheada com ricota e espinafre para idosos portadores de hipertensão arterial; e brownie funcional sem glúten para adolescentes celíacos.

Chickenstrudel controla crises de epilepsia infantil

CRIAÇÕES – Uma das criadoras do muffin destinado a crianças diabéticas, o MUFFET’S, a estudante Flaiane de Moraes Ferreira comentou que a maior desafio deste trabalho foi chegar à proporção adequada dos ingredientes. Segundo ela, depois de mais de 10 testes realizados, o grupo conseguiu atingir o resultado esperado. “O resultado é muito legal e traz um conhecimento amplo de diferentes áreas da nutrição para todos nós”, finalizou.

Soy Quiche é para os hipertensos
MUFFET’S voltado para diabéticos

Levando em consideração o gosto do público jovem por algumas guloseimas, a estudante Bianca Ariele Sarmento de Mendonça, do grupo CeliBrownie, destacou que além de ser voltado aos jovens celíacos, o brownie também pode ser consumido por pessoas sem intolerância ao glúten. A futura nutricionista ainda ressaltou que o trabalho explora a criatividade dos estudantes e faz com que eles vivenciem na prática toda teoria adquirida em sala de aula. “Com esse trabalho nós conseguimos colocar toda parte teórica nas criações. Isso faz com que todos nós tenhamos que pesquisar e testar até chegar em algumas soluções que podem colaborar com as patologias do trabalho”, concluiu.

PRODUTOS E AUTORES

CeliBrownie  –  idealizado pelos estudantes Bianca Ariele Sarmento de Mendonça, Dereck Funk, Ivan Lopes e Vitor Ribeiro;

CeliBrownie, funcional sem glúten para adolescentes celíacos

Probiotea – criado por  Alexia Oliveira Pinheiro Julião, Daniela Pereira Lovatel, Giovanna Valle, Leticia Mariano de Souza, Lilian Pereira, Thays Costa e Tathiana Renata Bertochi Santos;

Chickenstrudel  – resultado dos estudos de Bruna de Melo Ribeiro, Natália Botirão e Talyta Saraiva;

MUFFET’S –  criação de Flaiane de Moraes Ferreira, Giuliana Amorim, Gustavo Piedade, Júlia Vieira Diaz, Melba Micaele Costa Santos, Sabrina Viscardi e Sarah Brandão;

Soy Quiche – fruto das pesquisas  de Bruna Gonçalves, Gabriela Dabus, Georgia Roldan Cervantes, Giovanna Lopes, Joice Rodrigues, Mirela Paulino e Thaissa Ferraz.