INOVA- Docentes da UNISANTOS debatem as perspectivas e o atual cenário da gastronomia na região

Empreendedorismo social foi discutido por especialistas e empresários

Representando a UNISANTOS, a coordenadora do curso de Gastronomia, a professora doutora Michele Leiko Uemura e o professor mestre João Alfredo Carvalho Rodrigues Gonçalves participaram, no último dia 9, do painel de debate “Desafios para o Desenvolvimento Econômico Regional, sob a perspectiva do Segmento Economia Criativa: área Gastronomia”, em Santos. O evento, que marcou o primeiro encontro do ano do movimento INOVA- Região Metropolitana da Baixada Santista, teve o empreendedorismo social no centro das discussões.

 

Coordenador do Segmento de Economia Criativa do INOVA, o professor João Alfredo Gonçalves teve como missão mediar o debate sobre a área de Gastronomia, enquanto a professora Michele Uemura foi uma das debatedoras da noite ao lado do diretor do Escritório de Inovação Econômica na Prefeitura de Santos, André Falchi Bueno, do chef e proprietário dos Restaurantes Okumura e SÍTIO 17, Márcio Okumura e do empresário e sócio do Praia Palace Food Market, Mário César Rebelo.

 

Apresentando números e um pouco mais sobre a Economia Criativa, o docente João Alfredo, coordenador do Laboratório de Soluções Organizacionais da UNISANTOS, levantou ao longo do debate questões como Perspectivas para o mercado de Gastronomia; o seu aumento na região, entre outros questionamentos.

 

Professora Michele Uemura incentiva utilização de produtos locais

GASTRONOMIA – Acreditando que esse segmento deve e pode melhorar ainda mais na região, a professora Michele Uemura, que também atua como Gestora do Restaurante-escola Estação Bistrô, projeto social da UNISANTOS e Prefeitura de Santos, comentou que precisamos entender que a gastronomia e a alimentação dependem de uma grande cadeia produtiva que acaba envolvendo diversas partes. Ela ainda ressaltou que uma das formas para contribuir para que essa área cresça é estimular a criação de produtos locais na região, favorecendo ao empreendedorismo social.

 

Participaram do encontro o reitor da UNISANTOS, professor mestre Marcos Medina Leite; o diretor da UNIP Santos, o professor doutor Edson da Silva Monteiro; a diretora do Instituto de Pesquisa Científicas e Tecnológicas da UNISANTOS, a professora doutora Adriana Florentino de Souza, docentes-pesquisadores da UNISANTOS; estudantes do curso de Gastronomia da instituição, professores e profissionais da área.

 

INOVA – Lançado oficialmente em 20 de agosto de 2019, o movimento reúne empresários, educadores, pesquisadores, gestores públicos e representantes da sociedade civil, do comércio, da indústria e sindicais. Envolvendo Instituições de Educação Superior (IES) e Técnico, debate sobre questões dos seguintes segmentos: construção civil e mercado imobiliário; turismo; logística e transportes; siderurgia; química, petroquímica e fertilizantes; e economia criativa.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!