INÉDITO – UNISANTOS e AGEM lançam o primeiro curso de pós-graduação em Sustentabilidade e Cidades Inteligentes, voltado para gestores públicos

Autoridades de região prestigiaram o lançamento do curso inédito na região

Com apoio da Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM), a UNISANTOS lançou o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Sustentabilidade e Cidades Inteligentes. Inédito, ele é voltado exclusivamente para gestores públicos das secretarias de Meio Ambiente e de Planejamento. A iniciativa é fruto de parceria entre a UNISANTOS e o CONDESB – Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista. O lançamento do curso, com a presença de autoridades públicas, foi realizado no dia 29 de novembro, no Campus Dom Idílio José Soares.

 

Coordenador do Programa Município VerdeAzul, da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, o biológico André Luiz Fernandes Simas falou sobre a importância da iniciativa da UNISANTOS e da AGEM e realizou uma palestra sobre o Programa Município VerdeAzul, que atua há mais de 10 anos promovendo a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios paulistas. Ele lembrou que para certificar o programa nos municípios, existem, nesta nova fase, diretivas mais objetivas voltadas à governança ambiental, avanço na sustentabilidade, educação ambiental, uso do solo, gestão das águas, esgoto coletado e tratado, resíduos sólidos, qualidade do ar, arborização urbana e biodiversidade. Outro avanço foi a divisão dos municípios conforme as faixas populacionais, o que era uma antiga demanda das prefeituras.

 

Participaram do lançamento do curso, o prefeito de São Vicente, Kayo Amado; o vice-prefeito de Mongaguá, Rafael Redó Garcia; o diretor executivo da AGEM, Vagner Bernardo Maia; o diretor-adjunto administrativo da AGEM, George Charles Balthazar Júnior;  o secretário de Meio Ambiente de Santos, Marcos Libório; a secretária de Meio Ambiente de São Vicente, Flávia Ramacciotti César de Oliveira; o secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Itanhaém, César Augusto de Souza Ferreira; o secretário de Meio Ambiente de Praia Grande, Paulo Eduardo dos Santos Martins; o secretário de Meio Ambiente de Bertioga, Fernando de Almeida Poyatos; a pró-reitora administrativa da UNISANTOS, a professora doutora Mariangela Mendes Lomba Pinho; e o diretor do Centro de Ciências Exatas, Arquitetura e Engenharia, professor doutor Cleber Ferrão Corrêa, idealizador e coordenador do curso Sustentabilidade e Cidades Inteligentes.

 

CURSO – Com o objetivo de formar os gestores públicos responsáveis pela aplicação de políticas públicas nas prefeituras, por meio da elaboração de projetos executivos que impactem positivamente o ambiente e os elementos ecossistêmicos, o curso atende a quatro eixos específicos: resiliência às mudanças climáticas, segurança hídrica e resíduos sólidos, salvaguarda da biodiversidade e redução das desigualdades regionais e economia competitiva e sustentável.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!