INDÍGENA – Mestrando em Educação recebe votos de congratulações da Câmara Municipal de Santos

Ubiratã Gomes

A Câmara Municipal de Santos enviou votos de congratulações para os vários grupos indígenas da Região Metropolitana da Baixada Santista, por meio do cacique Ubiratã Jorge de Souza Gomes, mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da UNISANTOS. No documento, aprovado pelo plenário, ontem, é feita referência ao Dia dos Povos Indígenas, 19 de abril, e destaca-se: “Ubiratã é um exemplo de resiliência, resistência, reinvenção e superação no processo de ensino e aprendizagem.”

O requerimento, de autoria do vereador Ademir Pestana (PSDB), também cita a orientadora do cacique Ubiratã, professora doutora Maria Isabel de Almeida. Nele, é ressaltada a sua pesquisa “A educação escolar indígena a partir da aldeia mãe do litoral – Peruíbe/SP: um estudo autobiográfico”, que foi aprovada em banca de qualificação, no dia 29 de março.

CACIQUE – Ubiratã Awá Baretédjú, na língua tupi, é cacique da aldeia Bananal, em Peruíbe. Terminou os estudos, em 2000, e qualificou-se para assumir a escola da aldeia. Em 2005, ingressou no curso de licenciatura em Pedagogia na USP, e desde então atua como docente. Ingressou no mestrado em Educação da UNISANTOS e, em breve, fará a defesa da sua pesquisa.