Índice do custo da cesta básica de alimentos tem redução de 3,6% em abril

Cesta BásicaSegundo dados da pesquisa realizada pelo departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), o custo do conjunto de alimentos essenciais, que formam a cesta básica, em abril diminuiu em 16 capitais. Em Santos, o valor da cesta básica também apresentou redução quando comparado ao mês passado. Em março, o valor foi fixado em R$360,84 passando para R$347,82 no mês de abril, uma redução de cerca de 3,6%. Os dados fazem parte do Índice do custo da cesta básica de alimentos, elaborado por docentes-pesquisadores e estudantes ligados ao Laboratório Econômico e Social, sob a coordenação do curso de Ciências Econômicas.

O valor médio da cesta no município de Santos em abril representa cerca de 31% do valor do salário mínimo mensal do Estado de São Paulo, sendo necessário, então, ter 69,1 horas trabalhadas para adquirir a cesta de alimentos. Mesmo com a redução, alguns alimentos obtiveram percentuais de crescimento de preço médio, como o leite (7,5%), o feijão carioca (0,6%), a batata (0,4%) e o arroz branco (0,5%). Os itens de maior redução foram, respectivamente, a banana nanica (-8,4%), o acém (-6,6%), o tomate (-5,6%), o açúcar (-4,3%) e a margarina (-2,7%).

COLETA SEMANAL – Para construir o índice é realizada coleta semanal, de segunda a sexta-feira, excluindo-se os dias de promoção de produtos, em supermercados e hipermercados da cidade, afim de evitar distorções no índice mensal geral. São contemplados os bairros: Vila Mathias, Vila Nova e Paquetá, na zona Central; Campo Grande, Macuco, Vila Belmiro, Estuário, Jabaquara e Encruzilhada, na zona Intermediária; Gonzaga, Ponta da Praia, Embaré, Aparecida, José Menino e Boqueirão, na Orla; Areia Branca, Chico de Paula, Vila São Jorge, Jardim Castelo e Saboó, na zona Noroeste.

EQUIPE – A equipe responsável pelo trabalho é formada pelos professores mestres Dalva Mendes Fernandes, João Alfredo Carvalho Rodrigues Gonçalves e Kerginaldo Tomio Yamashiro, além dos estudantes Larissa Dias de Almeida (Ciências Econômicas), Lucas Amador Marasca (Ciências Econômicas) e Roberta Fernanda Barbosa da Silva (Ciências Contábeis).