Índice do custo da cesta básica de alimentos, em Santos, tem alta de 3,9% em maio

cesta básica maioPesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) apontou que o valor do conjunto de alimentos essenciais, que compõem a cesta básica, apresentou aumento no mês de maio em 18 das 20 capitais pesquisadas. Em Santos, o valor da cesta básica também apresentou aumento, passando de R$347,82 (abril) para R$348,18 (maio), um aumento de cerca de 3,9%. Os dados fazem parte do Índice do custo da cesta básica de alimentos, elaborado por docentes-pesquisadores e estudantes ligados ao Laboratório Econômico e Social, sob a coordenação do curso de Ciências Econômicas.

O valor médio da cesta no município de Santos em maio representa cerca de 31,4% do valor do salário mínimo mensal do Estado de São Paulo, sendo necessário, então, ter 69,1 horas trabalhadas para adquirir a cesta de alimentos. Os alimentos com os maiores percentuais de crescimento foram, respectivamente, o leite (17,8%), a batata (9,6%) e o tomate (36,9%). Outros alimentos, no entanto, apresentaram redução, como o feijão carioca (-11,0%), açúcar refinado (-10,1%), banana (-8,4%), arroz branco (-3,8%), açúcar (-10,1%) e a margarina (-3,3%).

COLETA SEMANAL – Para construir o índice é realizada coleta semanal, de segunda a sexta-feira, excluindo-se os dias de promoção de produtos, em supermercados e hipermercados da cidade, afim de evitar distorções no índice mensal geral. São contemplados os bairros: Vila Mathias, Vila Nova e Paquetá, na zona Central; Campo Grande, Macuco, Vila Belmiro, Estuário, Jabaquara e Encruzilhada, na zona Intermediária; Gonzaga, Ponta da Praia, Embaré, Aparecida, José Menino e Boqueirão, na Orla; Areia Branca, Chico de Paula, Vila São Jorge, Jardim Castelo e Saboó, na zona Noroeste.

EQUIPE – A equipe responsável pelo trabalho é formada pelos professores mestres Dalva Mendes Fernandes, João Alfredo Carvalho Rodrigues Gonçalves e Kerginaldo Tomio Yamashiro, além dos estudantes Larissa Dias de Almeida (Ciências Econômicas), Lucas Amador Marasca (Ciências Econômicas) e Roberta Fernanda Barbosa da Silva (Ciências Contábeis).