HOMENAGEM – Câmara Municipal de Santos entrega placa comemorativa pelo Jubileu de Platina da Universidade Católica de Santos

Dom Tarcísio, reitor, pró-reitoras, vice-prefeita e vereadores durante a entrega
“70 anos de excelentes serviços prestados à comunidade na área de educação”

A presença marcante da UNISANTOS e sua contribuição para o desenvolvimento da região foram evidenciadas pelo poder legislativo santista e estão registradas na história de Santos. Na sexta-feira (6), o plenário da Câmara Municipal de Santos foi palco da homenagem pelo Jubileu de Platina da instituição. Uma placa comemorativa foi entregue como símbolo do protagonismo e papel de liderança que a instituição exerce na região, conforme decreto legislativo número 22, de 18 de novembro de 2021.

 

Pró-reitores Cláudio Scherer, Mariângela Pinho e Rosangela Campaña, e o reitor Marcos Medina Leite
Vereador Cacá Teixeira

Autor da propositura, o vereador Carlos Teixeira Filho (PSDB), o Cacá Teixeira, fez o discurso de homenagem e ressaltou fatos históricos que marcaram o ano de 1951, quando foi fundada a Sociedade Visconde de São Leopoldo. Também destacou o papel de liderança de Dom Idílio José Soares na criação da SVSL e o desenvolvimento da instituição sob o comando de Dom David Picão (1967 -2000) e do primeiro reitor, o padre Waldemar Valle Martins (1986 -1990).

 

ORGULHO – Egresso da Faculdade de Direito, falou do orgulho e amor que sente pela instituição. “Posso me considerar um sujeito de muita sorte, porque, apesar de muito jovem, foi nessa Universidade que mudei meu comportamento e meu ponto de vista de encarar a vida, com valiosos mestres que debatiam problemas que vivenciávamos”. O período de estudos lembrado pelo vereador era o da Ditadura Militar, por isso ressaltou em seu discurso: “É impossível não citar Milton Nascimento para relembrar aqueles momentos, com uma das suas composições maravilhosas, como o  ‘Coração de Estudante’, símbolo de esperança para a juventude, trazendo palavras de luta e perseverança, porque ainda jovens lutamos pelo fim da ditadura e pela tão esperada democracia”, destacou.

 

Dom Tarcísio Scaramussa
Chanceler destacou o papel de liderança da Universidade Católica de Santos

Ao final do seu discurso, o vereador lembrou do protagonismo da UNISANTOS e da importância do papel desempenhado frente ao “abismo social” na atualidade. “Acreditando nessa Universidade que comemora 70 anos de existência, e que me encaminhou para uma vida profissional de sucesso, assim como uma vida política de grandes realizações, e acreditando nesse dinâmico, comprometido e competente reitor, Marcos Medina Leite, nossa UNISANTOS é merecedora dessa homenagem. Medina, continue com seu excelente trabalho e fortaleça cada vez mais nossa Universidade”, enfatizou.

 

ESPAÇOS DA VERDADE – Chanceler da UNISANTOS e presidente da Sociedade Visconde de São Leopoldo, o bispo diocesano de Santos, Dom Tarcísio Scaramussa fez o discurso em nome da instituição, destacando que os 70 anos representam uma grande conquista, de muita história e crescimento, além de serviços à comunidade. “A Universidade manteve e mantém nesse período uma posição de liderança, de reconhecimento pelo serviço à educação, à cultura, ao conhecimento e à comunidade. O seu lema é muito significativo: “Ampliando os Espaços da Verdade” – Dilatentur Spatia Veritatis. É sempre bom lembrar esse lema, que tem sido o trabalho da instituição nesses 70 anos. Essa ação na Câmara de Santos tem um significado importante, pois é o reconhecimento por parte da cidade.

 

Vice-prefeita Renata Bravo

Vice-prefeita de Santos, Renata Costa Bravo representou o prefeito de Santos, Rogério Santos, durante a homenagem. Formada em Direito pela instituição, ela ressaltou a importância do trabalho realizado nestes 70 anos. “É com muito orgulho que me incluo no grupo de ex-alunos da UNISANTOS. A Universidade é a ponte para os jovens conquistarem a educação pela dedicação aos estudos e se formarem como cidadãos que transformam ações em democracias fortes. Nunca precisamos tanto reafirmar a importância da liberdade e da democracia no mundo, que se constrói nos bancos escolares e universitários, com jovens questionadores e preparados para transformar o mundo. São vocês, professores e todos os colaboradores da Universidade Católica de Santos, que nestas últimas sete décadas ajudaram a construir uma cidade que é referência nacional em qualidade de vida”, disse.

 

Convidados acompanharam a homenagem no plenário da Câmara

UNIVERSIDADE CIDADÃ – As ações em prol da comunidade, realizadas pela UNISANTOS em parceria com a Prefeitura e outras instituições, também foram destacadas pela vice-prefeita. “Tanto quando importante formar cidadãos é ser uma universidade cidadã. Me orgulha estarmos juntos na luta pela garantia dos direitos da mulher, em especial no enfrentamento da violência doméstica. Parabéns pela cooperação com o Tribunal de Justiça para oferecer apoio e orientação às mulheres vítimas de violência, por meio da Justiça Restaurativa. Outra parceria de sucesso, desta vez com a Prefeitura, é o restaurante-escola “Estação Bistrô”, local chave para revitalização do nosso centro histórico. Já formou mais de 330 jovens em situação de vulnerabilidade social, que tiveram uma nova oportunidade de vida. E mais, 40% deles concluíram o curso com emprego garantido na área gastronômica. Saibam que a Prefeitura está sempre de portas abertas para o que precisarem”, destacou.

 

Reitoria, funcionários docentes e administrativos e vereadores prestigiaram o evento

PROTAGONISMO – Ainda sobre a importância da UNISANTOS, Renata Bravo lembrou do protagonismo da instituição e o seu papel no desenvolvimento da região. “A história de Santos é separada no antes e depois da construção dos canais (saneamento básico). Também devemos dividir a nossa história entre antes e depois do primeiro curso universitário (jurídico) da nossa Cidade. Tudo começou com a Faculdade Católica de Direito e hoje Santos é um polo universitário com mais de 35 mil estudantes. Mais do que diplomar estudantes, vocês (UNISANTOS) formam cidadãos pensadores em mais de 50 cursos. Parabéns pelo Jubileu de Platina. Parabéns por essa justa homenagem. É motivo de orgulho chegar aos 70 anos sendo referência para tantas gerações de santistas”, enfatizou.

 

Professora Maria Helena Lambert

Ex-reitora da UNISANTOS, a professora Maria Helena de Almeida Lambert prestigiou a homenagem e falou da importância da instituição. “É uma honra a gente estar comemorando esses 70 anos. A UNISANTOS tem um papel importantíssimo na região. Ela realmente oferece um ensino diferenciado. Ela formou a elite aqui da região. Eu fico muito feliz de poder estar aqui hoje comemorando esse feito”, disse a docente que dedicou 40 anos à Universidade. Ela ocupou os cargos de cargos de chefe de departamento, diretora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, e vice-reitora acadêmica. Foi a primeira e única mulher a ocupar o mais alto posto na instituição, ao assumir o mandato como reitora, em 2002, permanecendo até o ano de 2009.

 

A solenidade na Câmara Municipal contou com a presença de diretores, coordenadores de curso, docentes, funcionários administrativos, estudantes e egressos, além dos vereadores Audrey Kleys (PP), Fabrício Cardoso (PODE) e Telma de Souza (PT).

 

Confira o vídeo da homenagem. Clique AQUI.

 

 

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!