Historiadora lança obra sobre o Folclore em Santos com dicas para sala de aula

Fruto de um levantamento das principais manifestações folclóricas e da cultura popular santista, a obra &quot,Folclore em Santos: como aplicá-lo na escola&quot,, de autoria da professora Yza Fava de Oliveira, acaba de ser lançada  em comemoração ao 25 anos do Centro de Estudos Folclóricos “Professor Albino Luiz Caldas”.
Coordenadora do Centro de Estudos Folclóricos, do curso de História da UNISANTOS, a historiadora Yza Fava reuniu em sua obra lendas, parlendas, travalínguas, festas, arte e artesanato que podem ser introduzidas em sala de aula contribuindo para reflexões em torno da cultura popular. A autora disponibiliza para cada tema técnicas que estimulam o interesse pelas manifestações culturais e sugere atividades para serem desenvolvidas pelos alunos.
Em sua apresentação, a professora Yza Fava destaca: “O folclore, ao oferecer um amplo campo de estudo, poderá envolver professores de diferentes disciplinas num projeto de educação interdisciplinar. Para sua inclusão na escola, fornecemos informações sobre manifestações que envolvem a palavra, as brincadeiras, as festas, a música e a dança”.

Yza Fava é graduada em História e Geografia, especialista em História da Baixada Santista e professora do curso de História da UNISANTOS.

A publicação tem o selo da Editora Universitária Leopoldianum.

 

 

Exposição

Para homenagear o mês do Folclore, o Centro de Estudos Folclóricos &quot,Prof. Albino Luiz Caldas&quot, organizou a exposição “Um tributo ao Mestre Vitalino”, com 40 peças de cerâmica do seu acervo. O Centro também oferece às escolas peças para uma exposição itinerante organizada de acordo com o tema previsto. Para solicitação, basta ligar para 3233-2577 e falar com a professora Yza Fava.
A exposição está aberta ao público até o dia 31 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas, no Campus Dom Idílio José Soares (Rua Joaquim Nabuco, 9), na Vila Mathias.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!