Grupo de Pesquisa lança cartilha sobre área contaminada e riscos à saúde na região

saúde-ambiental (1)
Agentes de Saúde e organizadores exibem a cartilha durante o encerramento do curso

O Grupo de Avaliação de Exposição e Risco Ambiental, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva da UNISANTOS, elaborou a cartilha “Morando em área contaminada e Cuidando da Saúde”, voltada para os moradores dos municípios de Guarujá e São Vicente. Ela foi apresentada nesta segunda-feira (15) durante o encerramento do curso de Capacitação em Vigilância e Assistência em Saúde Ambiental, realizado pela Universidade com apoio da Divisão de Doenças Ocasionadas pelo Meio Ambiente, do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), e Procuradoria da República em Santos.

Com o objetivo de alertar à população sobre áreas contaminadas, a cartilha apresenta os vários tipos de contaminantes e o que eles podem provocar à saúde. Com uma linguagem direta, ela vem com ilustrações e é totalmente colorida. Cada assunto é abordado a partir de uma questão que trata de área contaminada, agente tóxico, vias de exposição e o papel dos órgãos ambientais e de saúde.

saúde-ambiental (2)
Professora Lourdes Martins apresenta manual do agente de saúde

Procurador da República em Santos, Antônio José Donizetti Molina Daloia disse que a cartilha vem contribuir ainda mais para que a população tenha conhecimento sobre os riscos à saúde. Destacou que o trabalho de capacitação é muito importante para que se possa ter um protocolo de saúde. Ele permite que os profissionais tenham mais condições de identificar patologias que estejam relacionadas com a poluição ambiental.

Representando a diretoria do Departamento Regional de Saúde da Baixada Santista (DRS-4), Miriam de Almeida Andrade ressaltou que a população será a maior beneficiada com todo o trabalho desenvolvido, sendo que é preciso dar continuidade às ações, afinal pensar em saúde requer tempo, habilidade e compromisso.  Além de apresentar a cartilha, a professora doutora Lourdes Conceição Martins agradeceu aos parceiros a anunciou que foi criada também o manual do agente de saúde que está sendo impresso e será entregue aos que concluíram o curso.

saúde-ambiental (3)
Cartilha alerta população sobre áreas contaminadas

Um dos coordenadores do estudo sobre a poluição ambiental na região, o professor doutor Alfésio Luís Ferreira Braga falou sobre a dura realidade das pessoas que permanecem expostas a contaminantes e não sabem, por isso os estudos e ações são importantes e representam os direitos reconhecidos. Ressaltou que as realizações foram possíveis graças às parcerias e que elas precisam estar acompanhadas de outras ações. Nesta etapa, o grupo de estudos levou aos agentes a noção do problema a ajudou a construir o material informativo.

Cartilha – A publicação tem a coordenação dos professores doutores Alfésio Luís Ferreira Braga, Lourdes Conceição Martins e Luiz Alberto Amador Pereira, e da coordenadora da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES-SP e da Câmara Técnica de Saúde Pública, a engenheira Roseane M. Garcia Lopes de Souza.   Com selo da Editora Universitária Leopoldianum, tem o planejamento gráfico do publicitário Elcio Prado e ilustrações da publicitária Maria Fernanda Goes do Nascimento.

A cartilha estará à disposição dos municípios para a realização das ações necessárias.