GRIPE – Prefeitura de Santos amplia vacinação contra a gripe. Coordenadora de Farmácia fala sobre a imunização

Com a meta de atingir 224 mil habitantes, o que corresponde a 52% dos munícipes, a Prefeitura Municipal de Santos colocou à disposição de toda a população a vacina contra a gripe, que protege contra o vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B. Para se vacinar, basta comparecer a uma policlínica da Cidade até o dia 31 de maio.

 

A primeira meta visava atingir 131 mil pessoas, mas até a semana passada, apenas 97 mil foram imunizadas. Coordenadora do curso de Farmácia da UNISANTOS, a professora doutora Marlene Rosimar da Silva Vieira explica que a baixa procura tem um ponto-chave: A falta de conhecimento acerca do assunto. Como exemplo, ela cita o boato de que a vacina tríplice causava autismo, o que já foi cientificamente provado que não é verdade.

 

Doutora em Saúde Coletiva, ela diz que a baixa adesão na campanha acontece porque, em geral, a população se preocupa pouco com a gripe. Entretanto, ela é problemática para quem se encaixa no grupo de risco, como gestantes, puérperas, crianças até 5 anos de idade, indígenas e adultos com mais de 60 anos. “Uma pessoa saudável pode passar o vírus para uma mais idosa. O doente pode ter complicações decorrentes da gripe e até ser levado a óbito, em casos mais graves”, ressalta.

 

CAMPANHA – A campanha nacional também tem como foco profissionais de saúde, segurança, salvamento e professores. Aliás, a professora Marlene faz um alerta ao público docente, pois em um ambiente fechado com muitos alunos existe um risco maior de contrair e transmitir a doença. A solução é lavar as mãos com frequência e possibilitar que haja circulação de ar. Manter-se hidratado e uma boa alimentação ajudam também.

 

Marlene confirma que a vacina pode ter alguns efeitos colaterais como dor no braço ou febre nas primeiras 24 horas.” Na hora que você toma a vacina, você recebe um vírus inativado e o corpo vai desenvolver uma resposta contra ele e vai te defender quando você tiver contato com o vírus real”, esclarece.

 

O objetivo da campanha é proteger a população contra aquele tipo mais grave, que pode levar ao hospital ou mesmo causar uma pneumonia. “A gripe mata muita gente pelas complicações que decorrem dela”, finaliza.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!