GRATIDÃO – Estudante do curso voltado para Terceira Idade faz homenagem aos docentes por conta das aulas remotas

Com muita criatividade e bom humor, estudantes da terceira idade se reinventam

A turma do curso de extensão da Terceira Idade também enfrentou os desafios da pandemia de Covid-19 durante as aulas remotas. Com muita criatividade e bom humor, venceram os obstáculos e o resultado pode ser verificado pelo retorno dos estudantes durante e após o  encerramento do semestre letivo.

Presidente do Grêmio da Terceira Idade, Maria Ede Catani  Antunes (Dedé), que é formada em Direito, fez questão de eternizar o agradecimento, em nome da turma, por meio de uma mensagem  de reconhecimento pelo trabalho de cada docente e pela superação dos colegas. “Dentro desse caótico quadro, você, professor, fez a diferença, ensinando através da tela do computador, do celular, do tablet e de outras ferramentas tecnológicas. Despertaram em nós, alunos, algo especial. Transformaram nossa maneira de ver, de sentir que é possível superarmos as dificuldades, principalmente levando-nos a compreender o que achávamos impossível”, destaca Dedé.

Aula de Direito Internacional do professor doutor Daniel Coronato
Dedé agradece professores e estudantes

APRENDIZADO – A homenagem foi mais do que especial. Dedé ressaltou cada professor e sua contribuição para o aprendizado. Em relação ao professor mestre Paulo Fernando Campbell Franco, que é historiador, ela disse que foram inesquecíveis os ensinamentos sobre as características básicas do patrimônio cultural material e imaterial brasileiro, e suas reflexões sobre novos caminhos para a preservação. Sobre as contribuições do professor Daniel Rei Coronato, doutor em Relações Internacionais, ela lembrou que o aprendizado levou o grupo a conhecer “o que são as intrincadas relações internacionais, expondo a análise de riscos, provocando o pensamento crítico”.

VIDA SAUDÁVEL – Mestre em Direito Internacional Público e Privado, o professor Mateus Catalani Pirani recebeu agradecimentos pela abordagem de temas relevantes na área jurídica, com foco no Direito Digital. Das aulas da professora doutora Michele Leiko Uemura, a estudante destacou as “receitas incríveis” e as dicas para organização da cozinha, no módulo “Alimentação para uma vida saudável”. Na área musical, o mestre em Educação, Arte e História da Cultura, Silas da Luz Palermo Filho, foi lembrado pelo ensino do canto e respiração, contribuindo para a postura dos alunos que integram o Coral da Terceira Idade.

Interação entre estudantes e docentes foi um dos destaques

MENTE E CORPO – A apresentação e análise dos conflitos que marcaram a história nos diferentes governos foi o destaque das aulas do historiador, o professor Reinaldo Lopes Martins. Já as aulas do professor mestre Aristides (Ari) de Medeiros Brito Júnior ficaram marcadas pelo estudo das funções cerebrais e suas implicações no pensamento. E a professora Maria Tereza Di Spagna Lozano foi lembrada pela motivação em deixar o corpo em movimento, por meio de dicas para eliminar o sedentarismo.

“O mais importante é não desistir. Consequentemente, tudo que requer esforço e disciplina resulta em conquistas, em felicidades. Muitas vezes fica difícil encontrar motivação, para continuar, mas os alunos têm o privilégio de poder escolher, de conquistar. Parabéns a todos e um agradecimento especial à professora Valdilene Zanette Nunes, que buscou as melhores soluções para o processo de transição do presencial para o virtual”.