A FOME NO BRASIL – ANEC Baixada Santista reúne mais de 150 docentes das escolas católicas da região em encontro de formação da Campanha da Fraternidade 2023

Mariza Galvão destacou o retrocesso em 30 anos de ações no combate à fome no Brasil
Entidades da Baixada Santista falaram sobre as ações de combate à insegurança alimentar

Mais de 150 docentes das escolas católicas da Região Metropolitana da Baixada Santista participaram, no último dia 11, de mais um encontro de formação da Campanha da Fraternidade (CF), promovido pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil – ANEC Baixada Santista. Com base em estudos recentes sobre a fome no Brasil, eles refletiram e discutiram ações nas escolas a partir do tema “Fraternidade e fome” e do lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16), da CF 2023.

Docentes foram acolhidos no atelier da UNISANTOS para um café da manhã, oração e divisão dos grupos de trabalho

No Brasil, 33,1 milhões de pessoas estão passando fome. Com esse dado de 2022, fruto de pesquisa realizada pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, os docentes iniciaram trabalhos em grupo para discutir o papel da educação neste cenário em que metade da população do País, ou seja, 152,2 milhões de pessoas, vive com algum grau de insegurança alimentar. Isso ocorre quando uma pessoa não tem acesso regular e permanente a alimentos.

Para contribuir ainda mais com a reflexão, a professora Mariza Galvão, formada em Filosofia e mestre em Ciências da Religião, detalhou a Escala Brasileira da Insegurança Alimentar que aponta situações do cotidiano em que a pessoa deixa de comer, por exemplo, em determinado período do dia, por não ter dinheiro. Ela também lembrou que o Brasil andou para trás nos últimos 30 anos e resgatou a “Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida”, criada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, em 1993. Naquela época havia 32 milhões de brasileiros que estavam abaixo da linha da pobreza.

ENTIDADES SOCIAIS – Na última parte do encontro foram realizadas apresentações de entidades sociais que realizam ações que contribuem para o combate à insegurança alimentar. Participaram a Associação de Voluntários do Hospital Guilherme Álvaro – Tulipas; a Associação de Promoção e Assistência Social Estrela do Mar; a Casa de Assis, de São Vicente; a Sociedade de São Vicente de Paulo; e a Marista Escola Social Lar Feliz.

Exposição apresentou dados recentes sobre…
…a fome no Brasil e insegurança alimentar

A FOME – A partir de uma exposição de painéis, com dados da pesquisa sobre a fome no Brasil, os docentes foram sensibilizados para uma discussão mais profunda em relação às desigualdades no País. Ao discutir o tema é preciso lembrar que há uma geografia da fome, que ela tem cor, tem gênero, tem grupo social, tem escolaridade e tem lugar. CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS.

Docentes discutiram ações para conscientizar sobre a realidade da fome no País

Esta é a terceira vez que a fome é tratada na Campanha da Fraternidade. Em 1975, o tema foi “Fraternidade é repartir’, e, em 1985, o tema foi ‘Pão para quem tem fome’. A CF 2023 tem como objetivo “refletir o tema da fome a partir da perspectiva cristã entendendo, sobretudo, que não existe fé sem obras e que qualquer discurso religioso sem uma prática de vida coerente torna-se estéril e vazio”. No campo da educação, foca na urgência de educar as crianças e os jovens para que: “consigam olhar para o outro e se compadecer; sejam capazes de questionar as estruturas injustas da sociedade; e sejam desapegados dos bens materiais e capazes de doar solidariedade”.

ANEC BS – Fazem parte da ANEC – Baixada Santista as seguintes instituições: Liceu Santista (Santos), Colégio Nossa Senhora da Divina Providência (Peruíbe), Colégio Passionista Santa Maria (Praia Grande), Colégio Passionista São Gabriel (São Vicente), Colégio São José (Santos), Colégio Stella Maris (Santos), Marista Escola Social Lar Feliz (Santos) e Universidade Católica de Santos, além da Pastoral da Educação da Diocese de Santos.