FRATERNIDADE E EDUCAÇÃO – Em aula inaugural, curso de Teologia para Leigos discute o tema da CF 2022

Bispo Dom Tarcísio Scaramussa

Com a reflexão sobre “Fraternidade e Educação”, tema da Campanha da Fraternidade (CF 2022), o Instituto São José de Anchieta da UNISANTOS realizou, no dia 11 de março, a aula inaugural do semestre do Curso de Teologia para Leigos. O evento teve objetivo de debater os desafios e possibilidades de uma educação humanizadora.

Bispo diocesano de Santos, chanceler da UNISANTOS e presidente da Sociedade Visconde de São Leopoldo, Dom Tarcísio Scaramussa disse que o mundo vive uma emergência educativa e por conta disso é preciso uma ação urgente. Segundo ele, esse período da Campanha da Fraternidade serve para olhar essa realidade “com os olhos da fé” e perceber a importância da educação em diversas questões da atualidade, como o racismo e o ódio. “Não existe desenvolvimento econômico e social sem a educação. Precisamos olhar a sociedade para combater assuntos que interferem no cotidiano atual”.

Professora Guadalupe Mota
Reitor Marcos Medina

Reitor da UNISANTOS, o professor mestre Marcos Medina Leite fez questão de agradecer o convite do Instituto e destacou que a missão da instituição católica é levar educação para diferentes visões de mundo. Ele ainda ressaltou que a Campanha da Fraternidade deste ano traz reflexões de temas importantíssimos e mostra que a sociedade está no tempo do chamamento para conversão e aprofundamento de convicções. “Sem educação não temos dignidade alcançada e isso mostra a importância de nossas aulas estarem ligadas nesse sentido”, disse.

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da UNISANTOS, a professora mestre Guadalupe Corrêa Mota declarou que esse coloca o desafio de discutir uma nova gramática antropológica e uma cultura que depende de todos para que seja criado um estilo diferente do que é vivido hoje.