Formandos de Psicologia são selecionados para viagem à Suécia

A cidade de Luléa, na Suécia, será o destino de dois formandos do curso de Psicologia no primeiro semestre de 2011. Fernanda Nogueira Saraiva e Thales Paiva de Paiva foram os alunos aprovados no processo de seleção para participar do intercâmbio na Universidade de Tecnologia de Luléa.

Financiado pelo Instituto Linneus Palme, do governo sueco, o programa já proporcionou a ida de três professores da Católica ao país e a visita de dois pesquisadores estrangeiros, ministrando aulas especiais no idioma inglês e conhecendo as peculiaridades de cada região.

A viagem, marcada para janeiro de 2011, é um prêmio pelo empenho e preparação ao longo dos anos de estudo na graduação. Desde as primeiras notícias sobre o convênio, os alunos já demonstravam interesse em participar e, diante das apresentações dos professores estrangeiros, ficavam encantados com as diferenças culturais e linhas de estudo.

Na Universidade de Luléa, os pesquisadores focam a área de psicologia num contexto ambiental, da engenharia e da arquitetura, onde os estudantes aprendem sobre fatores humanos e espaços, esboço técnico e desenvolvimento de projetos, visando melhoria do ambiente para o conforto físico e mental.

Assim que receberam a autorização para o intercâmbio, os alunos puderam escolher as disciplinas que pretendem cursar durante o semestre na Universidade de Luléa, como Cultura Sueca, Psicologia da Engenharia, Língua Sueca e Apresentação e Negociação em Inglês.

Fernanda acredita que toda a experiência será valiosa. “O intercâmbio em si já será muito rico para o currículo, mas o fato de tratarem a Psicologia por outra abordagem eu acho interessante”. Para Thales, os novos conceitos que irá vivenciar em Luléa podem se transformar em oportunidades. “Acho uma área muito interessante, que não existe no Brasil e pode ser algo novo. É outra visão tanto da arquitetura, quanto da psicologia”.

Além do conhecimento técnico, o convênio permite que os alunos frequentem aulas, em inglês, com pessoas de diversas nacionalidades, ampliando as chances de troca de experiência e conhecimentos culturais, que irão enriquecer o currículo dos alunos. “Espero que seja muito interessante, pois vamos encontrar pessoas do mundo inteiro, vamos poder crescer como pessoa em vários aspectos”, diz Thales, que é professor de Inglês e sempre desejou fazer intercâmbio.

Segundo os alunos, que pretendem relatar a experiência por meio de um blog, a expectativa é que esse período fora do País possa agregar conhecimento pessoal e profissional. Fernanda acredita que as diversas atividades programadas possam ajudar a integração, embora a cultura sueca seja diferente da brasileira.