Formado em Ciência da Computação é aprovado para a docência na UFABC

Thiago Ferreira Covões

Formado pelo curso de Ciência da Computação, Thiago Ferreira Covões foi aprovado em concurso público para o cargo de docente na Universidade Federal do ABC. A seleção foi composta por quatro etapas: prova escrita, prova didática, avaliação de projeto de pesquisa e currículo. Mestre, doutor e pós-doutor, ele destaca a importância do Programa de Iniciação Científica da UNISANTOS no estímulo ao senso crítico e à importância da metodologia científica.

Bolsista de Iniciação Científica, com o incentivo do CNPq, Thiago diz que aprendeu bastante nesse período, sendo que a grade curricular do curso é excelente, com disciplinas essenciais para a formação de um bom profissional. Enfatiza, ainda, que as atividades extracurriculares, como a Maratona de Programação, como ótimas oportunidades para o aprendizado.

As atividades realizadas durante a graduação abriram novas oportunidade acadêmicas, como mestrado e doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional, realizados na USP. A pesquisa de mestrado seguiu no caminho do Trabalho de Conclusão de Curso que tratava da Seleção de Atributos para Agrupamento de Dados. Durante o doutorado, cuja linha de pesquisa foi relacionada a Agrupamento de Dados e Algoritmos Evolutivos, Thiago estudou na Universidade do Texas, como parte do período sanduíche. Segundo ele, foi uma ótima experiência profissional, que, além da questão cultural, possibilitou a oportunidade de conviver com pesquisadores de alto nível.

No pós-doutorado, o estudo de Thiago foi o aperfeiçoamento de uma técnica de Classificação de Dados baseada em Redes Complexas. Para ele, os cursos de pós-graduação são essenciais para quem quer tornar-se um pesquisador. “A troca constante de ideias e exposição a diferentes linhas de pesquisa fazem da pós-graduação um período de muito aprendizado”, explica.

Para quem está iniciando o curso, Thiago, que é formado na turma de 2007, indica que aproveite ao máximo o tempo da graduação, buscando oportunidades de participar de projetos de Iniciação Científica.