Formado em Arquitetura é o único brasileiro a receber prêmio internacional

ARQUITETO
Rodrigo Alonso é co-fundador do Instituto Elos

Concorrendo com 250 personalidades de todo o mundo, o arquiteto Rodrigo Rubido Alonso, formado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISANTOS, foi o único brasileiro vencedor do prêmio internacional Eliasson Global Leadership. Organizado pela Fundação Tallberg, o prêmio é concedido a pessoas que promovem a inovação social por meio de projetos que beneficiem a sociedade. A entrega ocorreu, no dia 29 de novembro, na Universidade Columbia, em Nova York, nos Estados Unidos.

Co-fundador e diretor-executivo do Instituo Elos, Rodrigo Alonso foi premiado por conta da sua liderança participativa em prol da comunidade, com foco nos trabalhos desenvolvidos no Instituto, que atua na organização de estratégias em busca de transformações sociais em favelas, escolas e bairros.

ELOS- Fundado por um grupo de estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISANOS, depois de uma atividade proposta pelos docentes, o Instituto propõe soluções inovadoras focadas na construção e mudança de bairros e ruas da região, por meio do desenvolvimento de projetos.

PRÊMIO- Realizado desde 2005, o prêmio concedido, apenas por indicação, a pessoas que promovem inovações sociais, escolhe os seus finalistas através de um júri formado por políticos, empresários, cientistas, curadores, entre outros. Foram vencedores em edições anteriores, personalidades como Bill Gates e o ex-secretário geral da Organização das Nações Unidas, Kofi Annan.

Além de Rodrigo, ganharam o prémio Rebecca Heller, que atua no apoio a refugiados nos Estados Unidos;  Fiorenzo Omenetto, pioneiro na utilização de seda como plataforma para tecnologia;  e Bright Simons Bright Simons, que integrou política e tecnologia para o desenvolvimento em Gana, na África.