Formada em Jornalismo, Adriana Carranca conquista o Prêmio Jabuti 2017

sonhos e dragõesFormada em Jornalismo pela UNISANTOS, Adriana Carranca foi uma das vencedoras do 59º Prêmio Jabuti. Na categoria Infantil Digital e com a obra “Entre Sonhos e Dragões”, ela obteve o 1º lugar com o Kidsbook Itaú Criança, que reúne um grupo de autores do projeto Livros na Timeline, criado para ser lido pelo celular ou tablet.

 

A obra de Adriana, ilustrada por Brunna Mancuso, é uma fábula inspirada na história real de três meninas afegãs entrevistadas por ela durante suas viagens pelo país. Elas surpreendem os meninos ao apresentarem pincéis de tintas, um skate e luvas de boxe para espantar dragões que invadiram a terra. A autora enfatizou o talento das crianças no lugar da violência e a igualdade de gênero (meninos e meninas lutam juntos).

 

Com o selo da editora Agência Africa, o Kidsbook Itaú Criança reúne também obras dos seguintes autores: Marcelo Rubens Paiva e Alexandre Rampazo, Luis Fernando Verissimo e Willian Santiago, Fernanda Takai e Ina Carolina,  e Antonio Prata e Caio Bucaretchi.

 

ADRIANA –  Colunista dos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo, além de colaborar com publicações internacionais, Adriana Carranca escreve principalmente sobre conflitos, tolerância religiosa e direitos humanos, com olhar especial sobre a condição das mulheres. Autora de “O Irã sob o Chador”, “Endereços curiosos de Nova York” e “O Afeganistão depois do Talibã”, concorre ao Jabuti com o seu primeiro livro-reportagem para crianças, que conta a história de uma menina pobre, nascida nas montanhas do Paquistão e que se tornou uma importante figura mundial.