DESENVOLVIMENTO – UNISANTOS inaugura Centro de Tecnologia e Inovação em Gastronomia e Nutrição. Iniciativa conta com parceria de empresas da área

Centro de Tecnologia e Inovação irá estimular a Economia Criativa como perspectiva de geração de emprego e renda

Espaço formativo por meio de tecnologia de ponta, inovação e pesquisa, o Centro de Tecnologia e Inovação em Gastronomia e Nutrição da UNISANTOS foi entregue à comunidade na terça-feira(7). Com uma extensa programação de atividades para este ano, como workshops, oficinas e treinamentos, o espaço também integra o Programa de Aceleração de Empreendedores Criativos, em parceria com a Prefeitura de Santos e o Sebrae.

Carla Capociama, da Nita: honra pelo crescimento conjunto
Henrique de Mori, da Rational: satisfação em colaborar
Ricardo Pianucci, da Porto Gelato: parabenizou
Renata Villares, da Vita Hortifruti: entusiasmo pelo proejto

Com o objetivo de qualificar pequenos empresários de Santos que se dedicam às áreas gastronômicas e nutricional, o Centro de Tecnologia e Inovação em Gastronomia e Nutrição da UNISANTOS conta com a parceria da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo de Santos. As primeiras empresas parceiras da iniciativa são:  a Nita Alimentos, importante indústria nacional; a Rational, líder de mercado na fabricação de equipamentos; e o grupo suíço Barry Callebaut, que fornece cacau e produtos de chocolate à indústria alimentícia.

PARCEIROS – Diferentes empresas e instituições parceiras da UNISANTOS na área da Gastronomia também aderiram ao projeto.  Participaram da entrega do espaço os representantes da Franzese Industria e Comércio da Pesca, Morro do Bambú, Vita Hortifruti, Porto Gelato, Boa Mesa -Tribuna, NITA Alimentos e Rational.

Selley Storino
Juliana Santana
Cynthia Garrido Ferreira

Secretária de empreendedorismo, economia criativa e turismo de Santos, Selley Storino representou o prefeito de Santos, Rogério Santos, na cerimônia de entrega do Centro de Tecnologia. Ela lembrou que a iniciativa, que irá beneficiar a Cidade, só foi possível graças à parceria com a UNISANTOS e o Sebrae.  Secretária de Turismo de São Vicente, Juliana Santana também fez questão de prestigiar o evento e falou da importância da Universidade para o desenvolvimento de projetos, lembrando das ações que estão sendo realizadas com a Prefeitura de São Vicente. Como exemplo, citou a elaboração de pratos inspirados na cidade, realizada pelos estudantes de Gastronomia, com ingredientes tipicamente caiçaras.

Representando o Sebrae, a gestora Cynthia Garrido Ferreira ressaltou que a parceria já é um sucesso, pois serão realizadas consultorias, monitorias e treinamentos gratuitos para que os pequenos empresários possam crescer ainda mais.

Fernanda Lopes, caderno Boa Mesa: junção da cadeia gastronômica com a academia
Luigi Franzese, da Franzese Industria e Comércio da Pesca: satisfação em contribuir
Maria Angélica, Morro do Bambú: honrada em fazer parte
Reitor Marcos Medina Leite: universidade é facilitadora para o desenvolvimento de ideias

PESQUISA – “Não há inovação sem pesquisa. Queremos transformar e desenvolver”. Assim o reitor sintetizou o protagonismo da UNISANTOS com a instalação do Centro de Tecnologia e Inovação em Gastronomia e Nutrição. Ele lembrou que a área de alimentos e bebidas responde por uma parcela significativa das oportunidades de emprego e que para além do turismo, a Gastronomia integra a economia criativa. Também apresentou o site do projeto com os programas que serão desenvolvidos ao longo do ano.

Coordenadora de Gastronomia, Michele Uemura: emoção e agradecimentos
Coordenador de Nutrição, Cezar Azevedo: história do protagonismo da UNISANTOS
Diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e da Saúde, Flávia Henriques: empenho e união

EQUIPAMENTOS – O Centro de Tecnologia e Inovação em Gastronomia e Nutrição já conta com equipamentos de ponta produzidos pela Rational, preparados para as primeiras atividades. Entre as novidades estão o iVario Pro., um equipamento capaz de grelhar, cozinhar na pressão, refogar, fritar e cozinhar, o que substitui facilmente todos os equipamentos de cozinha convencionais; e o iCombi Pro., que também elimina os utensílios já conhecidos no preparo de carnes, peixes, aves, legumes, além de produtos de panificação.

Equipamentos iVario Pro. e iCombi Pro. estão instalados no Laboratório de Gastronomia e Nutrição

PROGRAMAS – Entre os programas que serão desenvolvidos no Centro de Tecnologia e Inovação  da UNISANTOS, estão: Programa Restaurante-Escola Estação Bistrô; Programa de Aceleração de Empreendedores Criativos da Gastronomia – Feito em Santos 1ª Edição, Programa Confeitaria Artística e Artesanal Barry Callebaut e Casa do Confeiteiro, Programa de Inovação e Tecnologia em Equipamentos para Cozinhas Profissionais – Rational,  Nita Alimentos – Programa Padeiro em Evolução, Programa Bonde Café, Programa de Educação Continuada – Cursos Livres em Alimentos e Bebidas – e  Programa de Estudos Experimentais dos Alimentos.

A primeira atividade acontece neste dia 10, com o Workshop de Chocolate – Barry Callebaut e Casa do Confeiteiro, das 14h30 às 19 horas,  que abordará  o universo do chocolate voltado aos profissionais e empreendedores na área de Confeitaria.