FORMAÇÃO- Estudantes do Liceu Santista e do  Stella Maris participam de oficinas do programa Trilhas Formativas

Oficina no Laboratório de Geociência
Estudantes apresentam produção na oficina de linguagens

Mais de 100 estudante do 1º ano do ensino médio do Liceu Santista e do Colégio Stella Maris iniciaram, no último dia 15, nas atividades curriculares do programa “Trilhas Formativas”. Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, utilização do software Google Earth (modelo tridimensional do globo terrestre), e alfabetização midiática e a diferença entre comunicação e informação fizeram parte do conteúdo trabalhados pelos docentes e pesquisadores da UNISANTOS.

Desenvolvimento Sustentável foi o foco na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

AGENDA 2030 – Refletir sobre as cidades sustentáveis, entender a importância do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável, tendo como base os documentos da Agenda 2030 a partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), e os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM). Este foi o objetivo da oficina na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, desenvolvida pela professora doutora Gabriela Soldano Marques, dos cursos de Direito e Relações Internacionais.

Do Colégio Stella Maris, Cauã Marins Batista, de 15 anos, comentou que a qualidade da oficina fez com que ele olhasse a área com bons olhos. Pela primeira vez na Universidade, ele também ressaltou que participar das oficinas irá aprimorar o seu aprendizado. “Ainda falta conhecer as outras áreas, mas só por este dia já achei extremamente interessante”, disse.

Cauã Batista

GEOCIÊNCIA – Como acontece o deslizamento de terra? Esta foi uma das questões apresentadas no laboratório de Geociência, pelo professor mestre Jhonnes Alberto Vaz. A partir da representação de relevo do Monte Serrat, de Santos, usada por alunos de Engenharia, Arquitetura e Ciências Sociais, ele mostrou que algumas áreas têm mais chances de deslizamento devido ao movimento gravitacional de massa.

Sophia Borges

Estudante do Liceu Santista, Sophia Rodrigues Boucher de Boucherville Borges disse que essa experiência deve agregar muito para o seu futuro. “Minha expectativa é que eu consiga me integrar mais na Universidade. Quando eu vir estudar aqui já estarei em um ambiente mais natural. Já consigo ver uma dinâmica diferente entre escola e faculdade”.

Joaquim Ferreira
Julia Mendes

COMUNICAÇÃO – O desafio principal da primeira oficina da área de Linguagem e suas Tecnologias foi pensar a comunicação e a informação no cotidiano.  A docente e mestre Isys Helfenstein Remião apresentou aos alunos o espaço que a linguagem ocupa, de uma forma simples e descomplicada. Eles também aprenderam um pouco sobre alfabetização midiática e a professora propôs uma atividade para que os estudantes pensassem a comunicação em uma peça publicitária ou matéria jornalística. Dentre as apresentações, houve análises de uma propaganda da Coca Cola e uma matéria da CNN sobre a fome no Brasil.

Joaquim Camargo

Para o estudante do Colégio Stella Maris, Joaquim Ferreira Mac Adden, a oficina foi surpreendente. “A aula foi bem interessante e gostei da matéria. As primeiras provas de português na escola foram de comunicação, mas de uma forma bem mais técnica”, disse. Estudante do Liceu Santista, Julia de Oliveira Mendes disseque a primeira oficina de Linguagem já criou uma expectativa alta para as próximas. “Estou achando legal, tenho alguns familiares que trabalham com mídia, então fico sempre ligada nessas coisas. Acho que vou me dar bem”, conta. Para Júlio César Camargo, do Colégio Stella Maris, a oficina foi bem interessante. “Aprendi várias coisas diferentes que não mostram na escola. É algo inovador. Esse trabalho que a professora passou foi bem legal”.