FÍSICO – Educadora física fala sobre a importância da ginástica neste momento de estudos e trabalho em casa

Exercícios em casa auxiliam a manter a saúde física e mental

Em tempos de pandemia da Covid-19, a atividade física se tornou uma aliada na rotina da população. Mesmo em isolamento social, os exercícios realizados dentro de casa viraram uma das alternativas para manter a saúde física e a mental em dia. Para aqueles que se mantêm em home office e nas aulas mediadas pelos recursos digitais, ginástica contribui para aliviar tensões e melhorar a postura, contribuindo para aliviar possíveis dores por esforços repetitivos.

 

Maria Tereza Lozano

A educadora física Maria Tereza Di S’Pagna Lozano, responsável pelo programa de ginástica laboral na UNISANTOS, lembra que é preciso, mesmo em casa, organizar o tempo e planejar atividades diárias de alongamento e ginástica, nos intervalos entre os estudos e o trabalho. Ela lembra que essa rotina contribui para o fortalecimento imunológico e na redução da ansiedade e do estresse.

 

Com larga experiência na área, a professora explica que antes de começar a suas atividades as pessoas devem analisar as suas limitações físicas e começar com exercícios leves de baixo impacto. “Não existe uma regra para os exercícios. O mais importante é começar de maneira mais leve, e a partir do momento em que o praticante for adquirindo força e flexibilidade, ele irá adequar à sua rotina”. Ela lembra que para quem é iniciante, é importante buscar dicas com profissionais da área. Neste período de pandemia, muitos educadores físicos estão dando dicas pela internet. Basta checar para garantir um programa de qualidade, para evitar lesões ou agravar alguma doença preexistente.

 

Postura durante o trabalho também é importante para evitar lesões

DICAS – De acordo com a docente, cada exercício deve durar entre 15 a 30 segundos e deve ser realizado em diferentes períodos, dependendo do tempo dedicado ao trabalho ou ao estudo.  “Em casa, as pessoas estão trabalhando e estudando por longos períodos e sentadas, então os alongamentos para braço e ombro contribuem para o fortalecimento dos músculos. Além disso, os exercícios de respiração também são importantes, pois eles auxiliam no foco e no alívio de tensões”.

 

Além de deixar o corpo em movimento, a professora também comentou sobre a importância de manter a postura adequada nesse momento. “Durante o trabalho e os estudos devemos manter a coluna bem alinhada e apoiada no encosto, que deve estar levemente inclinado para trás. As pernas não podem ficar esticadas, porque os pés precisam estar sempre apoiados no chão ou sobre um suporte para aliviar a pressão muscular. Uma outra dica é manter a posição do cotovelo na mesma altura do teclado e o mouse”, orientou.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!