Faculdade de Direito inicia atividades do Laboratório de Ciências Criminais de Santos

ibccrim
Primeira turma de alunos do Laboratório e professores

Fruto de parceria inédita entre a UNISANTOS e o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais – IBCCRIM, o Laboratório de Ciências Criminais de Santos já está em funcionamento, desde o dia 1, na Faculdade de Direito, no Campus Boqueirão. Foram selecionados 29 alunos para participar das atividades, sendo que 26 são da UNISANTOS. No total, foram 139 inscritos que passaram por um processo seletivo que envolveu uma prova (dissertativa) e entrevista com um avaliador do IBCCRIM, que ficou impressionado com o nível intelectual e entusiasmo dos alunos.

Durante a instalação do Laboratório, a presidente do instituto, que tem sede em São Paulo, Mariângela Gama de Magalhães Gomes, ressaltou a importância da parceria com a UNISANTOS. Apesar do instituto também desenvolver o laboratório na Faculdade de Direito da USP, em Ribeirão Preto, ela destacou o convênio inédito com a Católica e o fato do instituto estar mais próximo dos alunos da Região Metropolitana da Baixada Santista.

Associados do IBCCRIM, os alunos que integram a primeira turma do Laboratório contam com benefícios, como descontos em curso, recebimento de boletim mensal e acesso a conteúdo exclusivo no próprio portal do instituto. Tendo com princípio a qualidade, a presidente Mariângela afirmou que, a curto prazo, não serão criados mais laboratórios pelo País. “Por enquanto, são esses que irão permanecer”.

ibccrim-mariangela
Presidente do IBCCRIM, Mariângela Gomes

Mariângela também disse que o Laboratório na UNISANTOS surgiu de um esforço do professor Vinicius de Toledo Piza Peluso, que coordena o espaço, mas que também tem um aspecto afetivo, pois o seu avô, João Batista Amorim do Amaral Gama, foi professor da “Casa Amarela”, como era conhecida a Faculdade de Direito, e sua mãe, Isabela Gama de Magalhães Gomes, foi aluna, tornando-se posteriormente promotora e desembargadora.

Participaram da instalação do Laboratório de Ciências Criminais, a diretora da Faculdade de Direito, professora doutora Renata Soares Bonavides; o professor Vinicius Peluso; o professor de Direito Penal, Aldo Rodrigues de Souza; e o coordenador do Departamento de Relações Institucionais, professor Cesar Bargo Perez.

Atividades – No laboratório, aulas expositivas, dialogadas e interativas levam o aluno a análises de situações atuais das ciências criminais, a partir da perspectiva das diversas disciplinas. Com vistas ao amadurecimento intelectual, acadêmico e crítico, o laboratório estimula à iniciação científica, pelo desenvolvimento de pesquisas temáticas, com acesso às metodologia adequadas à investigação em ciências criminais.

Com duração de um ano, os encontros presenciais acontecem às terças-feiras, das 16 às 18 horas.