EXTENSÃO – Workshop marca o início das atividades da nova turma de estudantes do restaurante-escola

Workshop reúne duas turmas do restaurante-escola

Um workshop sobre ovos orgânicos marcou o início das atividades da 13ª turma de estudantes do curso de qualificação em serviços de alimentos do restaurante-escola “Estação Bistrô”, nesta quarta-feira (24). Ministrado pelo sócio-proprietário da Villa Fresh, distribuidora de produtos orgânicos, Daniel Marques Villa, o evento contou com 19 estudantes da 12ª turma, que encerra as atividades neste semestre, e os 25 jovens que iniciam no projeto que prepara para atuação profissional em restaurantes, nas áreas de cozinha quente e fria, panificação, salão e bar.

Atividade contribuiu para integração dos estudantes

Apresentando os benefícios que esse tipo de alimento pode trazer no resultado final dos pratos e para saúde das pessoas, Daniel Marques comentou sobre todo o processo de produção dos ovos orgânicos, que são produzidos na Fazenda da Toca, no interior de São Paulo.  A atividade, viabilizada por conta da parceria da Villa Fresh com o restaurante-escola, permitiu a integração entre os estudantes que puderam tirar dúvidas sobre o produto. Coordenadora do curso de Gastronomia da UNISANTOS e pelas atividades formativas e sociais no “Estação Bistrô”, a professora doutora Michele Leiko Uemura também participou do workshop.

Prestes a se despedir do Estação Bistrô, a aluna da 12º turma, Monique Trueice de Lima Pereira, comentou que essas atividades promovidas ao longo do curso são ótimas para a formação e capacitação. “Eu achei esse workshop sobre ovos bem diferente, porque nós aprendemos algumas coisas que não imaginávamos e isso é muito importante, pois quanto mais informação, melhor”, disse.

NOVA TURMA- Iniciando no restaurante-escola, Hiago Alexandre Santafosta Bezerra Santos destacou a importância que essa ação oferecida pode trazer para os participantes. “Essa é uma oportunidade que precisa ser muito bem aproveitada, porque aqui você não aprende só técnicas de cozinha e sim lições que serão importantes para nossa formação como ser humano”, concluiu Hiago Santos.

Beatriz Rodrigues
Hiago Santos
Monique Pereira

Ansiosa para o início das aulas práticas, Beatriz Aparecida de Souza Rodrigues disse que começar o curso logo com um workshop contribui ainda mais para a formação dessa turma. “Minha expectativa é aprender cada vez mais sobre pontos de uma cozinha e poder colocar em prática dentro de um restaurante ao final do curso”.

RESTAURANTE-ESCOLA– A parceria do projeto restaurante-escola “Estação Bistrô” teve início em 2012, por meio do Ministério do Turismo, Prefeitura de Santos e a UNISANTOS. Em 2017, a renovação do convênio entre a Universidade e a Prefeitura foi a primeira formalizada no País com recursos orçamentários do poder público estatal, conforme define a Lei que qualifica a UNISANTOS como instituição comunitária de educação superior.

Por meio dos cursos de Gastronomia e Nutrição, a UNISANTOS faz a capacitação dos jovens em condições de vulnerabilidade social, abre campo de estágio para os universitários e atua diretamente com docentes e técnicos no local, além de realizar a gerência administrativa do espaço. O “Estação Bistrô” funciona de terça-feira a sábado, das 12 às 15 horas, no Largo Marquês de Monte Alegre, s/n, no Valongo, em Santos.