EXTENSÃO – UNISANTOS recebe a 12ª turma de estudantes do curso de qualificação em serviços de alimentos do restaurante-escola “Estação Bistrô”

Alunos da 12ª turma do restaurante-escola “Estação Bistrô”

A UNISANTOS recebeu na semana passada a 12ª turma do curso de qualificação em serviços de alimentos que começará a atuar no restaurante-escola “Estação Bistrô”. Eles participaram de aulas teóricas que envolvem os cursos de Gastronomia e Nutrição e irão colocar todo o aprendizado em prática durante seis meses. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos, o projeto já formou 180 novos profissionais, desde 2012.

Sob a orientação da professora doutora Michele Leiko Uemura, coordenadora do curso de Gastronomia da UNISANTOS, os estudantes tiveram aulas sobre “Fundamentos de serviços de restaurantes e eventos”. No restaurante-escola, eles adquirem experiência nas áreas da cozinha quente, cozinha fria, panificação, salão e bar.

Eddvirges Gomes
Cláudio Campos

Moradora do bairro Alemoa, na Zona Noroeste, Eddvirges Kaawane da Silva Gomes, de 23 anos, soube do projeto por meio de uma amiga da sogra, que tem um filho que já se qualificou. Seu objetivo é se destacar no curso e buscar uma vaga no mercado de trabalho.  Para Cláudio da Cruz Campos, de 19 anos, morador da Areia Branca, o restaurante-escola também é uma excelente oportunidade para a qualificação e futuro profissional.

Adislaine Horácio
Agel Luz

Agel Santos Luz, de 18 anos, morador do bairro Caneleira, está no 1º ano do Ensino Médio. Com experiência no trabalho de garçom, ele disse que essa é uma nova oportunidade para se qualificar ainda mais. “Esse projeto pode mudar o meu futuro”, destacou.

Restaurante-escola funciona na antiga Estação do Valongo, no centro de Santos

Casada e mãe de quatro filhos, Adislaine Cristina de Assis Horácio, de 29 anos, já trabalhou em lanchonete e restaurante. Moradora do bairro Rádio Clube, ela quer aprender mais e seguir na área da gastronomia. A oportunidade de adquirir experiência no restaurante-escola já trouxe resultados, pois esse foi estímulo para concluir o Ensino Médio neste ano. “Quero ter uma profissão. Quem sabe fazer Gastronomia na UNISANTOS”, ressaltou.

PARCERIA – A parceria do projeto restaurante-escola “Estação Bistrô” teve início em 2012, por meio do Ministério do Turismo, Prefeitura de Santos e a UNISANTOS. Por meio dos cursos de Gastronomia e Nutrição, a UNISANTOS faz a capacitação e atua diretamente com docentes e técnicos no local, que funciona de terça-feira a sábado, das 12 às 15 horas. A instituição também é responsável pela gerência administrativa.