EXTENSÃO – UNISANTOS inaugura Clínica de Psicologia no bairro do Jabaquara em parceria com a Associação de Promoção e Assistência Social Estrela do Mar (APASEM)

Núcleo está localizado na Avenida Rangel Pestana, 393, no Jabaquara
Autoridades civis e eclesiásticas descerraram a placa do Núcleo de Promoção à Vida

Os moradores do bairro Jabaquara, em Santos, contarão com uma Clínica de Psicologia voltada para atendimento totalmente gratuito, cursos para a terceira idade, estação ciência e projeto estúdio oficina.  Os serviços são fruto de parceria entre a UNISANTOS, a Associação de Promoção e Assistência Social Estrela do Mar – APASEM, e o Vicariato da Dimensão Social da Evangelização da Diocese de Santos. Ontem (2), foi inaugurado o Núcleo de Promoção à Vida “Carlo Marchini” que contará com essas atividades desenvolvidas pela Universidade e outras iniciativas.

Clínica de Psicologia tem seis salas para atendimento individualizado
Reitor durante a cerimônia que marcou os 20 anos da APASEM

No local, a UNISANTOS já está realizando o serviço de psicologia escolar com aproximadamente 200 crianças de escolas públicas municipais que frequentam o espaço no contraturno. Em breve, todos os moradores da região poderão ser atendidos em mais uma Clínica de Psicologia da instituição, que contará com estudantes e docentes do curso de Psicologia para atendimento gratuito de psicoterapia individual, familiar, focado nos pais, crianças e jovens. Na sequência, a Universidade irá oferecer os demais serviços.

PACTO EDUCATIVO – A inauguração do Núcleo de Promoção à Vida marcou os 20 anos da APASEM e reuniu diversas autoridades civis e eclesiásticas. Chanceler da UNISANTOS, o bispo diocesano Dom Tarcísio Scaramussa lembrou que a união de esforços para realização de todos os projetos que iniciam naquele espaço vai ao encontro do chamado do Papa Francisco com o Pacto Educativo Global. Segundo ele, os projetos que terão início exigem diferentes qualificações, como da própria Universidade que traz um aporte especial. “Sozinhos não conseguimos caminhar. Essa é a lição”.

No anfiteatro da Paróquia Jesus Crucificado também foi realizado jantar comemorativo
Núcleo faz referência à Associação italiana Carlo Marchini que apoia projetos da Diocese

PODER PÚBLICO – Vice-prefeita de Santos, Renata Costa Bravo participou da cerimônia e ressaltou a importância do trabalho que já teve início no local com o reforço escolar que acontece no contraturno para os estudantes do Morro do Jabaquara. “Em nome do prefeito Rogério Santos, posso dizer com toda certeza que essas parcerias que unem o poder público e a sociedade civil que sempre acaba ganhando é a comunidade. Hoje, a APASEM comemorando 20 anos e tendo a parceria com a Universidade com projetos incríveis que vão ser aqui instalados, além da parceira com a Prefeitura, é de muita felicidade porque a gente está dando oportunidade de transformar a vida das pessoas”, destacou

Diácono José Marques
Dom Tarcísio Scaramussa

DIMENSÃO SOCIAL – Diretor geral da APASEM, o diácono José Marques do Amaral Guerra falou sobre a importância da gratidão a Deus, depois de um tempo de incertezas e de perdas. “Muito foi alcançado com a graça das pessoas, com essa graça que Deus dá a cada um de nós e que nós pudemos transformar em serviço e ministérios. Quero agradecer à Diocese de Santos que confiou o trabalho à APASEM, trabalho esse que poderá alcançar tantas pessoas que precisam desse serviço. Quero também agradecer ao Vicariato, ao padre Valdeci que tem apoiado com ideias e financeiramente para que pudéssemos ter esse trabalho iniciado”, disse, lembrando ainda dos voluntários da APASEM que foram incansáveis para que tudo estivesse pronto para a inauguração dos novos espaços”, disse.

Vigário episcopal para o Vicariato da Dimensão Social da Evangelização, padre Valdeci João dos Santos, que está na APASEM desde o início, disse que celebrar os 20 anos da associação é comemorar a disponibilidade de servir. “Nossos novos desafios são encarados na dimensão do serviço. Será uma continuidade do trabalho no qual acreditamos nas pessoas humanas. A gente fica feliz porque agora, de uma maneira completa, estamos celebrando essa parceria com a UNISANTOS e com demais órgãos do poder público e isso de fato realça o nosso trabalho, o trabalho da Igreja e também o trabalho da Universidade na dimensão do serviço”.

Padre Valdeci dos Santos
Vice-prefeita Renata Bravo

DIMENSÃO EDUCACIONAL – Reitor da UNISANTOS, o professor mestre Marcos Medina Leite ressaltou a beleza do projeto com a participação de cada uma das instituições (Rotary, Universidade, Paróquia, APASEM) que poderia dizer não, mas disse sim. “Esse é um compromisso que cada um de nós assume com este projeto, aquilo que cada um de nós traz com humilde contribuição. É nesta perspectiva que estamos aqui como Universidade. Nós somos obras da Diocese de Santos. O nosso trabalho no âmbito da academia frequentemente é visto como distante de uma atividade pastoral, mas não pode ser assim. Nós somos a Igreja no contexto da educação. Toda nossa ação deve reverberar os princípios do Evangelho. Toda nossa ação deve ser evangelizadora no campo da educação. E o nosso trabalho aqui também deve refletir isso. A Universidade assume esse desafio junto com a sua Diocese. Isso para nós é o mais importante”.

A cerimônia de inauguração do Núcleo de Promoção à Vida contou com a presença de voluntários da APASEM, secretários municipais da Prefeitura de Santos, dirigentes, docentes e funcionários administrativos da UNISANTOS, além de diáconos e sacerdotes.