EXTENSÃO – UNISANTOS formaliza parceria para atuação dos estudantes no Núcleo de Justiça Restaurativa de Santos

Reunião foi realizada na Sala dos Conselhos, na Reitoria

No início do próximo ano, estudantes dos cursos de Direito, Enfermagem e Psicologia da UNISANTOS poderão atuar no Núcleo de Justiça Restaurativa de Santos, que visa a transformação na forma de se fazer justiça em qualquer situação de violência. Um termo de autorização para o início dos trabalhos foi elaborado e, em breve, o primeiro convênio com uma universidade da região será assinado, ampliando assim os espaços extensionistas de formação acadêmica.

Recebida na UNISANTOS pelo reitor, o professor mestre Marcos Medina Leite, no dia 6, a juíza Renata Gusmão, titular da Vara do Juizado Especial Criminal de Santos e coordenadora do Núcleo de Justiça Restaurativa de Santos, explicou que o projeto representa a integração da comunidade acadêmica com os projetos do núcleo que já existe há três anos. “A justiça restaurativa é um convite para você pensar em um outro modo de fazer justiça. É uma responsabilização coletiva que nós devemos ter na busca de soluções, principalmente em relação ao enfrentamento da violência doméstica, que é um assunto premente nos dias atuais”, destacou.

Juíza Renata Gusmão

RECONHECIMENTO – A juíza Renata Gusmão disse que as práticas restaurativas para a solução de conflitos estão sendo realizadas na área criminal, de família, de usuários de entorpecentes, além da violência doméstica, o que envolve, desde o mês de outubro, o atendimento aos agressores. A busca pela parceria com a UNISANTOS ocorreu por conta do reconhecimento pelo trabalho comunitário que a instituição vem desenvolvendo nos últimos anos. O trabalho terá início no próprio Fórum de Santos e, posteriormente, deve ser ampliado para a Clínica de Psicologia da UNISANTOS.

Participaram da reunião preparatória para o convênio, a diretora da Faculdade de Direito, Renata Soares Bonavides; a diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde, Flávia Henriques; o coordenador do curso de Direito, Ivan da Silva; a coordenadora do curso de Psicologia, Iara Candida Chalela Genovese; o coordenador de Relações Institucionais, Cesar Bargo Perez; e Renato Azevedo, da OAB Santos.