EXTENSÃO – UNISANTOS entrega nova clínica de psicologia. Com atendimento gratuito, unidade é fruto de parceria com a APASEM e o Vicariato da Diocese de Santos

Dirigentes, docentes, autoridades públicas, docentes e estudantes participaram da entrega da nova clínica de psicologia

A UNISANTOS entregou para a população, nesta segunda-feira (22), a Clínica de Psicologia – unidade Jabaquara, em Santos. Ela integra o Núcleo de Promoção à Vida “Carlo Marchini”, da Associação de Promoção e Assistência Social Estrela do Mar – APASEM, parceira da instituição.

Com atendimento totalmente gratuito, a clínica da UNISANTOS funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20 horas, e aos sábados, das 8 às 14 horas. Os interessados deverão fazer o agendamento pelo telefone (13) 3327-8897. Ela contará com estudantes e docentes do curso de Psicologia para atendimento de psicoterapia individual e familiar, focado nos pais, jovens e crianças.

Diácono José Guerra

Diretor-geral da APASEM, o diácono José Marques do Amaral Guerra disse que este é um trabalho muito importante para a população. “Essa parceria com a UNISANTOS foi essencial, assim como a que existe com o Vicariato, que nos ajuda com o gerenciamento e na sustentabilidade. Este trabalho de psicologia vem coroar todas as nossas ações”, ressaltou. Ele ainda lembrou do potencial de trabalho que existe no local, uma vez que a entidade atende 200 crianças no projeto da escola integral, em parceria com a Prefeitura de Santos. “Temos 200 famílias que poderão ser atendidas e, em breve, vamos receber mais 200 crianças no contraturno escolar”.

Padre Valdeci Santos

SONHO REALIZADO – “Esse espaço é um filho que entrego para vocês. Este prédio foi concebido para servir, servir e servir”, disse o vigário episcopal para o Vicariato da Dimensão Social da Evangelização, padre Valdeci João dos Santos. Emocionado, contou que a clínica é um sonho realizado e que segue em frente para realizar outros sonhos. Para os estudantes de Psicologia que estiveram na entrega da clínica e que irão estagiar, disse: quando vejo vocês, sei que há uma força interior muito grande. Tenho certeza que vocês farão o melhor trabalho neste novo espaço, porque eu sei que vocês acreditam na profissão que escolheram. Essa profissão só tem um verbo, que é o amar. Amem as pessoas que irão atender porque elas darão a vocês muito amor e gratidão”, finalizou.

APOIO AO PODER PÚBLICO – Representando o poder legislativo de Santos, o presidente da Câmara, o vereador Adilson dos Santos Júnior, ressaltou a importância da parceria da APASEM com a UNISANTOS. Ele destacou que no poder público os serviços na área da saúde mental quase triplicaram depois de dois anos da pandemia de covid 19. “Esse papel social que essas instituições estão cumprindo é essencial para dar uma retaguarda ao setor público”.

Clínica funciona na sede da APASEM, no bairro do Jabaquara, em Santos

Reitor da UNISANTOS, o professor mestre Marcos Medina Leite lembrou da trajetória da instituição no atendimento psicológico e em outros serviços à comunidade. Disse que em breve outras ações estarão sendo realizadas para atender os jovens e a terceira idade. Coordenadora do curso de Psicologia, a professora mestre Iara Candida Chalela lembrou dos esforços de todos os envolvidos para que a clínica pudesse ser concebida e deu as boas-vindas aos estagiários.

EXPERIÊNCIA – Diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde, a professora mestre Flávia Henriques falou do trabalho da UNISANTOS nas clínicas existentes no Campus Dom Idílio José Soares e destacou a importância para os futuros profissionais. Coordenador das clínicas de psicologia, o professor mestre Wagner José Tedesco ressaltou os espaços diferenciados para atendimento que foram preparados e disse que os trabalhos já começaram com os agendamentos.

Participaram da entrega da nova clínica de psicologia, dirigentes das UNISANTOS, docentes, coordenadores de curso, representantes do Rotary e estudantes do curso de Psicologia.

A clínica conta com cinco salas para atendimento individual, sala para atendimento em grupo, sala de espera, sala para os estagiários e recepção. Ela está localizada na APASEM, unidade Jabaquara, na Avenida Rangel Pestana, 395, no bairro Jabaquara, em Santos.