EXTENSÃO – Programa de Orientação Vocacional possibilita o autoconhecimento para a escolha da profissão

Escolher qual área seguir nem sempre é uma tarefa fácil para os estudantes e recém-formados no ensino médio. Como aliado nesse processo, o Programa de Orientação Vocacional da UNISANTOS vem para contribuir nessa decisão, proporcionando autoconhecimento por meio de reflexões, testes e entrevistas realizadas pelos estudantes e docentes do curso de Psicologia.

O Programa, totalmente gratuito, consiste em sete encontros semanais, o que proporciona a oportunidade para a escolha consciente da profissão. O estudante precisa estar cursando o ensino médio, a partir do segundo ano, e ter no máximo 22 anos de idade. Para muitos jovens, essa é uma oportunidade única.

Vinícius Eduardo

Do 3º ano da Escola Estadual Margarida Pinho Rodrigues, localizada na Vila Margarida, em São Vicente, Ana Luiza dos Santos Ramos soube da Orientação Vocacional por meio de sua irmã que estuda na UNISANTOS. Ela está achando muito interessante buscar o autoconhecimento e acredita que essa experiência irá contribuir muito para a escolha da profissão. “Eu sempre fui uma pessoa periférica. Achei incrível porque é sem custo nenhum. A única coisa que você precisa é chegar até aqui, o que é muito fácil. Recomendo!”, enfatizou.

Ana Luiza Ramos

Mesmo estando no 2º ano do Colégio Presidente Kennedy, em Santos, Vinícius Pais Soares Zanin Eduardo quis realizar a orientação como forma de aliviar a pressão da escolha. Ele soube pela irmã que também participou do Programa da UNISANTOS. Para ele, a Orientação Vocacional irá contribuir bastante porque se identifica com muitas áreas e precisa decidir sobre o seu futuro. Acredita que o trabalho oferecido pela Universidade contribui ainda mais para os estudantes continuarem estudando. “Acho que é uma coisa muito importante [Orientação Vocacional] porque estimulando a educação no Brasil conseguimos ter um País e um futuro melhor para todos”, disse.

Sabrina Caldeira

Também do Colégio Presidente Kennedy, Sabrina Alves Lourenço Caldeira está no 3º ano. Para ela, a Orientação Vocacional é uma grande experiência, pois tem dúvidas de qual área seguir.  Descreve os encontros como momentos de reflexão. “Acho ótimo a UNISANTOS oferecer a Orientação Vocacional sem custo. Infelizmente, o Governo Federal não dá oportunidades para nós. É ótimo porque estamos tendo um apoio educacional de uma universidade”, destacou.

Allanes Trindade

“Coletivo e acolhedor”.  Assim, a estudante do 3º ano da Escola Estadual Albino Luiz Caldas, localizada no Conjunto Residencial Humaitá, em São Vicente, Allanes Vieira Trindade descreve a Orientação Vocacional. Ela está em dúvida entre duas profissões e acredita que o Programa vai contribuir para a decisão. “Oferecer a Orientação Vocacional sem custo é ótimo. Muita gente não teria condições de participar se fosse pago”, ressaltou.

FORMAÇÃO – O Programa de Orientação Vocacional contribui também para o enriquecimento do currículo dos futuros psicólogos. Do 9º semestre do curso, Felipe Severo Pinho Cardozo é um dos estudantes que atua como orientador, sob a supervisão dos docentes.  Para ele, é pertinente que o estudante de Psicologia tenha contato com diferentes áreas, em diferentes abordagens e métodos, pois é uma forma de adquirir experiência para o mercado de trabalho. Já para os orientados, ele ressalta a importância do processo na escolha profissional dos jovens. “O processo de orientação é muito importante porque ele ajuda o adolescente, que está em um período conturbado de decisão, a seguir o caminho mais tranquilo e menos tortuoso possível”, disse.

SURPERVISORES – Durante o período da Orientação Vocacional, cinco docentes atuam como supervisores acompanhando os estudantes de Psicologia. Na atualidade estão as professoras mestres Maria da Graça Giordano de Marcos Crescenti Aulicino, Flávia Henriques, e as professoras doutoras Daisy Inocência Margarida de Lemos, Luana Carramilo Going, e Priscila Larangeira Carvalho Scachetti.