EXTENSÃO – Nova turma de estudantes do restaurante-escola recebe certificado de conclusão do curso

Concluintes do curso e autoridades – Crédito: Carlos Nogueira

Mais 16 jovens receberam, ontem (7), o certificado do curso de Qualificação em Serviços de Alimentos e Bebidas. Eles integram a XVII turma formada pelo restaurante-escola Estação Bistrô, projeto social desenvolvido pela UNISANTOS em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos. Desde o início, em 2012, já concluíram o curso mais de 350 jovens em risco social, sendo que mais de 40% já estão integrados ao mercado de trabalho.

Durante sete meses de curso, eles contaram com aulas teóricas e exercitaram a prática em diferentes setores do restaurante-escola. Os jovens são cadastrados nos centros de referência de assistência social da Prefeitura de Santos e recebem vale transporte, bolsa-auxílio de um salário mínimo e seguro de vida.

Reitor da UNISANTOS, Marcos Medina Leite, participou da entrega de certificados – Crédito: Carlos Nogueira

RESTAURANTE-ESCOLA – A parceria do projeto restaurante-escola “Estação Bistrô” teve início por meio do Ministério do Turismo, Prefeitura de Santos e a UNISANTOS. Em 2017, a renovação do convênio entre a Universidade e a Prefeitura foi a primeira formalizada no País com recursos orçamentários do poder público estatal, conforme define a Lei que qualifica a UNISANTOS como instituição comunitária de educação superior.

Por meio dos cursos de Gastronomia e Nutrição, a UNISANTOS faz a capacitação dos jovens em condições de vulnerabilidade social, abre campo de estágio para os universitários e atua diretamente com docentes e técnicos no local, além de realizar a gerência administrativa do espaço.

O restaurante-escola fica na Estação do Valongo (Largo Marquês de Monte Alegre, 1), no Centro Histórico de Santos, e funciona, de terça-feira a sábado, das 12 às 15 horas.