EXTENSÃO – Nova turma de estudantes do “Estação Bistrô” inicia atividades visando ingresso no mercado de trabalho

Nova turma de estudantes do restaurante-escola “Estação Bistrô” se prepara para atuar em diferentes áreas

A nova turma de estudantes do curso de qualificação em serviços de alimentos do restaurante-escola “Estação Bistrô” participou de aulas sobre “Fundamentos de serviços de restaurantes e eventos”, ontem e hoje, na UNISANTOS. Eles também conheceram um pouco mais a instituição, que é a parceira da Prefeitura Municipal de Santos neste projeto que já formou mais de 200 novos profissionais.

Débora Alves

Sob a orientação da professora doutora Michele Leiko Uemura, coordenadora do curso de Gastronomia da UNISANTOS, e da professora mestre Kelly Ferreira Piasentin, eles participaram das atividades que envolveram os cursos de Gastronomia e Nutrição. No restaurante-escola, eles irão adquirir experiência nas áreas da cozinha quente, cozinha fria, panificação, salão e bar.

Carlos Augusto

Aos 18 anos de idade, Carlos Augusto de Mello Godinho considera que esta é uma experiência de vida, uma oportunidade única. Morador do bairro Vila Nova, em Santos, ele, que está no 2º ano do ensino médio, tem como meta concluir o curso, ir para o mercado de trabalho e, em breve, cursar Gastronomia na UNISANTOS.

Restaurante-escola Estação Bistrô fica na antiga Estação do Valongo

NOVA OPORTUNIDADE – Para Débora de Souza Alves, “Deus abriu as portas duas vezes”. Depois de ter iniciado o curso, no passado, e não ter concluído por conta de problemas de saúde enfrentados com a filha, ela, aos 27 anos, “agarrou” essa segunda chance e tem planos para concluir o curso e empreender. Moradora do bairro Santa Maria, na Zona Noroeste, afirma que sairá do restaurante-escola para o mercado de trabalho e, quem sabe, se tornar uma chef de cozinha.

PARCERIA – A parceria do projeto restaurante-escola “Estação Bistrô” teve início em 2012, por meio do Ministério do Turismo, Prefeitura de Santos e a UNISANTOS. Por meio dos cursos de Gastronomia e Nutrição, a UNISANTOS faz a capacitação e atua diretamente com docentes e técnicos no local, que funciona de terça-feira a sábado, das 12 às 15 horas. A instituição também é responsável pela gerência administrativa.