EXTENSÃO – Mais de 120 contribuintes realizam a Declaração do Imposto de Renda 2025, de forma gratuita, com o auxílio dos estudantes da UNISANTOS

Serviço oferecido pela UNISANTOS é…
…considerado de excelência pelos contribuintes

Mais de 120 contribuintes tiveram o preenchimento e envio da Declaração de Imposto de Renda 2025, de forma gratuita, por conta do trabalho realizado pelos estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. O serviço de extensão é fruto de parceria com a Receita Federal, por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal – NAF-UNISANTOS. Este foi o 16º ano de atendimento, sendo que neste período foram processadas mais de 2 mil e 500 emissões da Declaração de IR.

Há mais de 10 anos, o servidor público aposentado, Antônio Carlos Jorge, de 79 anos, utiliza os serviços da UNISANTOS para a Declaração de IR. Morador de Cubatão, ele ressaltou que a qualidade e a segurança no atendimento são os fatores que fazem com que esteja na instituição todos os anos. “Só tenho nota dez. São muito educados, tanto professor quanto os estudantes. Me sinto em casa”, disse.

Auxiliar administrativa, Maria Marta do Rosário, de 56 anos, reside em São Vicente e soube do serviço pela mídia televisiva. Ela considera que o atendimento gratuito contribui com as classes socias menos favorecidas. “Já tem sete anos que faço aqui. O atendimento é maravilhoso, nunca tive problema. É eficaz e rápido”, destacou.

 

Maria Aparecida Ramos
Juraci Evangelista de Araújo
Marinete dos Anjos Silva

QUALIDADE E SEGURANÇA – Técnica em Radiologia aposentada, Maria Aparecida Ramos, de 78 anos, é moradora de Santos e conheceu os serviços através da irmã. Há três anos faz a Declaração de IR na instituição. “Acho o atendimento ótimo. É uma oportunidade para ajudar quem não tem condições de pagar”, contou.

Trabalhador da área da saúde aposentado, Carlos José Ribeiro de Lima, de 62 anos, reside em Santos e faz a declaração há alguns anos na UNISANTOS. Ele ressaltou que o serviço é muito importante porque muitas pessoas não sabem preencher e enviar os dados para a Receita Federal.

Funcionário público aposentado, Francisco Ferreira da Silva, de 72 anos, é morador de São Vicente. Ele soube da iniciativa por meio de conhecidos e avisou a irmã, que também utilizou os serviços. “Já fiz várias vezes e para mim o atendimento é ótimo. Estamos precisando dessa ajuda nesse momento”, disse.

Pelo segundo ano consecutivo, o técnico de telefonia aposentado, Juraci Evangelista de Araújo, de 68 anos, utiliza os serviços da UNISANTOS.  Morador de São Vicente, ele acha importante que o serviço seja feito de forma gratuita. “O mercado explora muito nessa fase do ano. A iniciativa da UNISANTOS é merecedora de elogios”, enfatizou.

Cuidadora de idosos, Marinete dos Anjos Silva, de 72 anos, conheceu os serviços por meio de uma professora da instituição e já utiliza há quatro anos. Moradora de Santos, ela ressaltou que o trabalho realizado pelos estudantes é excelente e contribui muito por ser gratuito.

 

Ana Laura Santos
Vinícius Albuquerque

APRENDIZAGEM – Sob a coordenação do professor mestre Antonio Alvares Monteiro, o serviço de extensão do IR desenvolve a capacitação dos estudantes por meio da simulação do ambiente profissional, além da interação com os contribuintes.

Há dois anos, a estudante do 3° semestre de Ciências Contábeis, Ana Laura Santos Rodrigues, de 19 anos, auxilia para a Declaração de IR. “É muito legal porque às vezes a gente aprende coisas na aula e não consegue colocar em prática”.

Estudante do 1º semestre de Ciências Econômicas, Vinícius Albuquerque de Castro, de 17 anos, recebeu o convite da representante de sala para participar do atendimento. “Está sendo bem legal, já fiz umas dez declarações. Posso até fazer o da minha família daqui a pouco”, disse.

Do 1º semestre de Administração, Gabriel Hildebrand, de 18 anos, considera a experiência muito válida como aprendizado. “Me interessei e acabei vindo. Uma experiência muito legal”.

Marco Hoepers
Gabriela Montagner

Participando pelo primeiro ano, o estudante do 3º semestre de Ciências Econômicas, Marco Hoepers, de 43 anos, acha que nada é melhor do que a prática para aprender o que foi ensinado em aula.

“Os professores, desde o PIVA (Programa de Iniciação à Vida Acadêmica), falavam dessa iniciativa da UNISANTOS com o imposto de renda. Então, desde o primeiro dia fiquei interessada”. Foi assim que Gabriela de Mello Montagner, de 18 anos, ficou sabendo do serviço prestado pela instituição. Para ela, foi um desafio, mas entende que a experiência é muito importante. “É algo que nunca fiz antes. Acabei pegando tudo sozinha e já é um jeito de a gente ter contato com o público. Acho que isso ajuda bastante”, considerou.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!