EXTENSÃO – Mais 25 jovens iniciam no curso de formação do Restaurante-escola Estação Bistrô. No dia 12, o equipamento abre as portas para atendimento

Nova turma, com 25 alunos, iniciou com as aulas teóricas

Mais 25 jovens iniciaram no curso de Alimentos e Bebidas do restaurante-escola “Estação Bistrô”. Eles fazem parte da 15ª turma que integra o projeto desenvolvido pela UNISANTOS em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos. Em nove anos o restaurante já formou 297 jovens em situação de risco, sendo que 38% desse total já estão no mercado de trabalho. Na quarta-feira (5), a nova turma iniciou com as aulas teóricas, no próprio restaurante, localizado na antiga Estação do Valongo, em Santos.

Docente dos cursos de Gastronomia e Nutrição da UNISANTOS, a professora doutora Rosangela Bampa Schattan foi a responsável pelas primeiras aulas sobre Higiene e Controle de Alimentos. Com todos os protocolos necessários por conta da pandemia de Covid-19, os encontros ocorrem no próprio salão de atendimento do restaurante.

Projeto já formou 297 jovens, sendo que 38% desse total está no mercado de trabalho

RETOMADA – No próximo dia 12, o atendimento presencial será retomado, seguindo todas as determinações das autoridades de saúde. Neste dia também retornará o atendimento no serviço delivery. Informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3219-3494 (WhatsApp).

Manuela dos Santos

EXPECTATIVA – Da nova turma, Manuela Gomes da Silva dos Santos, de 21 anos, moradora do bairro Caneleira, estava empolgada e vivendo a expectativa de aprender mais sobre cozinha, pois pretende ter o próprio restaurante. Ela contou que já havia tentado participar do projeto, mas só agora foi selecionada pelo Centro de Referência de Assistência Social da Prefeitura de Santos. Com experiência em restaurantes, tanto no atendimento quanto na cozinha, ela afirma que a área de Gastronomia é o seu futuro.

Guilherme da Mata

Guilherme da Mata, de 21 anos, morador do Morro Nova Cintra, também tem expectativas para adquirir novos conhecimentos que possibilitem o ingresso no mercado de trabalho. Ele já gostou das primeiras aulas e acredita que esse será o caminho para o crescimento pessoal e profissional.

RESTAURANTE-ESCOLA – A parceria do projeto restaurante-escola “Estação Bistrô” teve início em 2012, por meio de parceria entre Ministério do Turismo, Prefeitura de Santos e a UNISANTOS. Em 2017, a renovação do convênio entre a Universidade e a Prefeitura foi a primeira formalizada no País com recursos orçamentários do poder público estatal, conforme define a Lei que qualifica a UNISANTOS como instituição comunitária de educação superior.

Por meio dos cursos de Gastronomia e Nutrição, a UNISANTOS faz a capacitação dos jovens em condições de vulnerabilidade social, abre campo de estágio para os universitários e atua diretamente com docentes e técnicos no local, além de realizar a gerência administrativa do espaço. O “Estação Bistrô” funciona de terça-feira a sábado, das 12 às 15 horas, no Largo Marquês de Monte Alegre, s/n, no Valongo, em Santos.