


Mais de 70 estudantes da UNISANTOS participaram, no último dia 20, da ação de identificação de tipagem sanguínea, promovida pela Associação Acadêmica Atlética de Saúde, em parceria com o curso de Farmácia. O objetivo foi conscientizar sobre a importância da doação de sangue.
Sob a supervisão da coordenadora do curso, a professora mestre Carla Lanza Belmonte, estudantes do 5º e 7º semestre de Farmácia realizaram os exames, durante o intervalo de aulas, no período da manhã. A ação atraiu a curiosidade de dezenas de estudantes interessados em identificar o tipo de sangue que possuem.


Para a estudante do 5º semestre de Psicologia, Isabela Nais Silva, a campanha é muito importante e despertou o seu interesse sobre a doação de sangue. No teste, ela confirmou o que desconfiava, o seu sangue é B negativo, um dos mais raros. Estima-se que apenas 2% dos doadores possuem.
Já o estudante do 1º semestre de Ciências Econômicas, João Victor de Castro Salles Pena, não tinha ideia do tipo sanguíneo e ficou surpreso, pois é A positivo, um dos tipos mais comuns e que representa cerca de 30% dos doadores de sangue. Segundo ele, os doadores contribuem para a sociedade, e fica feliz, pois os seus pais adotaram essa prática.

“Eu acredito que tem muita gente precisando e hoje em dia a gente nem dá importância para isso. Acho que todo mundo deveria procurar saber para doar”, diz a estudante do 1º semestre de Publicidade e Propaganda, Mel Paulella Castanho. Ela mencionou a vontade de doar, mas não pode por causa do peso. Para as mulheres, a exigência mínima de peso é de 50 quilos. Mesmo assim, decidiu participar do teste e descobriu que tem o sangue AB positivo, considerado o “receptor universal”, ou seja, as pessoas que possuem podem receber transfusões de qualquer tipo sanguíneo.
PROJETO DE EXTENSÃO – A proposta da Associação Acadêmica Atlética de Saúde é mais ampla e está contemplada no projeto de extensão “Uma iniciativa à doação de sangue”. Ela prevê a orientação de como doar, a indicação dos bancos de sangue e preparação daqueles que desejam participar. Com isso, haverá envolvimento, além de Farmácia, dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Gastronomia e Psicologia.